Como Sacar com Cartão de Crédito?

O saque em dinheiro é um dos serviços oferecidos por grande parte das administradoras de cartões de crédito. Porém, nem todos as pessoas entendem o funcionamento do saque. Uma das grandes dúvidas diz respeito à cobrança de juros nesse tipo de operação. Para esclarecer esse ponto, é importante dizer que o limite do cartão de crédito funciona como um empréstimo. Você faz a sua compra, a administradora do cartão paga a sua compra, e você só paga por esse “empréstimo” no próximo mês. Essa cobrança vem na próxima fatura do cartão. Quando o cliente paga o valor total do que foi emprestado na data certa, não há cobrança de juros. Essa é a forma de “empréstimo” mais comum do cartão de crédito, que a maioria das pessoas usam.

Já outros serviços dos cartões, como o saque emergencial e o crédito rotativo estão sujeitos a tarifas (e elas são bem altas).

Como Funciona o Saque

Normalmente, o cliente pode realizar o saque nos caixas eletrônicos do banco emissor do cartão ou no Banco24Horas. Basta introduzir o cartão no local indicado e seguir as orientações. Normalmente tem a opção de “saque emergencial”. Clique nesta opção de saque e continue seguindo as instruções da máquina. O dinheiro é liberado no caixa eletrônico imediatamente, da mesma forma que um saque com o cartão de débito.

A cobrança é feita na fatura do mês seguinte, com a cobrança definida no contrato do cartão. Cada instituição financeira faz a cobrança de uma forma. Algumas optam por um valor fixo, outras cobram uma porcentagem em cima do que foi sacado. Por isso, é importante saber as tarifas relativas ao seu cartão de crédito. Leia atentamente o contrato antes de utilizar qualquer tipo de serviço do cartão.

Vale a Pena Sacar?

Saque com Cartão

Cuidado ao usar esse serviço!

Na maior parte das vezes, não vale a pena recorrer ao saque emergencial. Em situações de necessidade, é mais barato procurar um empréstimo comum que sacar parte do limite do cartão. A facilidade de simplesmente retirar o dinheiro no caixa eletrônico, sem a necessidade de ir até um banco e conversar com o gerente sobre um empréstimo, atrai muitas pessoas, mas o que parece simples acaba se complicando na hora de pagar, pois as tarifas são bem mais altas que os juros de um empréstimo comum. E se você não pagar na data certa, os juros também são bastante altos, o que pode trazer complicações financeiras difíceis de se revolver depois.

O serviço de saque com o cartão só deve ser usado em casos realmente emergenciais, ou seja, quando não houver nenhuma outra alternativa. Nas viagens para o exterior, por exemplo, quando o indivíduo pode ter dificuldade para levantar dinheiro rapidamente. De modo algum o crédito pré-aprovado deve ser usado para compras ou outras trivialidades. Cuide bem do seu dinheiro! O planejamento é sempre a melhor opção!

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Sacar com Cartão de Crédito?