Meu Cartão de Crédito Venceu: o que fazer?

Você já deve ter observado que todos os cartões de crédito tê uma data de validade impresso no cartão e você precisa utilizar este dado para efetuar suas compras. Curioso, não é mesmo? Afinal de contas, os cartões não são objetos perecíveis.

Mesmo assim, as empresas responsáveis costumam renovar o produto e existe uma série de justificativas para que isso aconteça com alguma frequência. A primeira delas diz respeito ao material com que é feita a tarja magnética, que pode se deteriorar com o tempo0. O mesmo acontece com o chip, que tem substituído as tarjas que pode se desgastar e tornar-se ilegível pelas máquinas.

Além disso, é comum que número e marcações sumam do cartão conforme o uso, o que pode prejudicar o cliente. Sem contar que existe questões de segurança pois quanto menos tempo um cartão circular, menos as informações ficarão disponíveis, limitando a possibilidade de roubo de dados.

Cartão Vencido

Se você costuma fazer comprar pela internet com frequência, já deve ter até decorado a data de validade de seu cartão de crédito. Normalmente, a informação fica impressa na parte da frente do cartão, com o mês e o ano de vencimento (MM/AA).

Validade do Cartão

Veja onde encontrar a data de vencimento do seu cartão

É importante estar sempre de olho nesta data, para não se surpreender ao tentar fazer uma compra com o cartão vencido, o que não será possível.

Bancos e financeiras geralmente enviam um novo cartão um mês antes do velho vencer sem a necessidade de fazer o pedido, mas, quando isso não acontece, é necessário que você entre em contato com o banco para solicitar um novo plástico e, assim, continuar a fazer uso do crédito. Inclusive, quando o banco envia um novo cartão os dados de uso continuarão o mesmo, embora seja necessário desbloquear este cartão, sua senha continuará a mesma.

Como Solicitar Um Novo Cartão

Caso seu cartão não chegue pelos correios, a dica é ligar para administradora o quanto antes, solicitando o envio do produto. O número de atendimento estará impresso em seu cartão próximo de vencer e poderá ser utilizado para esta e outras solicitações.

Nessas situações de renovação, é possível conseguir descontos ou contratos mais interessantes como acúmulo de milhas, pontos e também limites de crédito. Talvez, até mudar a categoria de seu cartão. Já que você terá que entrar em contato, aproveite para negociar uma redução na anuidade ou mesmo a gratuidade da tarifa, como base na sua relação financeira com o banco.

Lembre-se, a operadora de cartões terá seus dados, saberá seu perfil de consumo e também sua capacidade de pagamentos bem como adimplência. Use isso a seu favor.

Dica Importante

Quando o cartão é renovado, o seu número muda. Assim, é fundamental que você altere os dados em sistemas de pagamento online e outras ferramentas que utilizem o número sob pena de não conseguir efetuar os pagamentos de maneira automática. Outras informações como código de segurança e, claro, a data de vencimento também serão modificadas e precisam ser atualizadas nestes serviços.

Depois de receber o cartão novo, a dica é quebrar o antigo e jogar fora, a fim de evitar fraudes. Mesmo sem validade, nunca se sabe o que pode ser feito com seus dados.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

2 Comentários em “Meu Cartão de Crédito Venceu: o que fazer?

  • Dalila (24/05/2016 às 15:03) disse:

    Meu cartão de credito venceu e chegou outro. Porém não chegou a senha nova.
    A senha continua a mesma?

    • Cartão de Crédito (3/06/2016 às 10:02) disse:

      Dalila, muitos bancos mantêm a mesma senha sim. Verifique com sua central de atendimento.

Deixe sua opinião “Meu Cartão de Crédito Venceu: o que fazer?