Quais São os Documentos Necessários Para Pedir um Cartão?

Na hora de solicitar um cartão de crédito são exigidos documentos que facilitam o cadastro e a análise de crédito. Cada instituição financeira procede de uma maneira, priorizando a segurança do procedimento. Ademais, a documentação pode variar dependendo do cartão escolhido, em relação ao cartão de crédito.

Na maior parte dos casos, no entanto, são solicitados 4 tipos de de documento. São eles a identidade, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência. Saiba quais documentos são aceitos e veja outras informações importantes para efetivar a proposta de solicitação de um cartão de crédito.

Quais são os documentos?

Um dos documentos costumeiramente solicitados é a carteira de identidade. Além dela, também são aceitos outros do documento de identificação com foto, como a carteira de trabalho (CTPS), carteira de motorista (CNH), carteira militar (emitida pelo Ministério da Defesa) ou carteira profissional, emitida por órgão reconhecido. Esses documentos, quando for o caso, devem estar dentro da validade. A foto deverá ser atualizada. Documentos não oficiais, mesmo com foto, geralmente não são aceitos.

Hoje em dia o cartão do CPF não é mais emitido. Assim, você poderá informar apenas o número caso não tenha o cartão. Documentos como a certeira de identidade, a carteira de motorista e a carteira de trabalho pode conter o número, o que facilita bastante as coisas. Como o número do CPF pode ser consultado pela financeira, não tem problema se apenas o número for apresentado.

Entenda quais são os documentos requisitados para obter um cartão

Comumente, para obter um cartão é preciso apresentar comprovante de renda, documento de identificação com foto, dentre outros.

Ademais, comumente são requisitados pelos bancos os comprovantes de endereço. São aceitos como comprovantes de residência as contas de luz, água e telefone, bem como cobranças de cartão. Elas devem ser emitidas no nome do solicitante. Dependendo do caso, o banco ou financeira poderá aceitar o comprovante em nome de pai ou mãe, desde que o parentesco seja comprovado pela documentação.

Se você não tem nenhum comprovante em seu nome, será necessária uma declaração do titular do documento afirmando que você mora com ele. O ideal é que essa declaração seja registrada em cartório. Outro ponto importante é atualidade do comprovante. Normalmente são aceitas contas com data relativa aos últimos 3 meses, mas quanto mais atual melhor.

Caso você more de aluguel, apresente o seu contrato para comprovar que você mora no endereço mencionado. Se o seu nome não estiver no contrato, peça ao individuo que o assinou para escrever uma declaração, ou mesmo o próprio proprietário do imóvel.

A comprovação de renda para solicitação de cartões pode ser negociada. Existem, inclusive, bancos e financeiras que não solicitam esse comprovante. O ideal é conferir, antes de enviar a documentação, quais são os comprovantes aceitos. Os melhores são os contracheques dos últimos 6 meses.  A instituição financeira também aceita carteira de trabalho, extrato bancário e outros documentos semelhantes. Para pessoas casadas, é bastante comum que a renda do cônjuge seja aceita na comprovação. Tudo isso deve ser consultado com a responsável pela emissão do cartão.

Caso você seja autônomo, é recomendado que abra uma conta e comece a depositar a sua renda nela todos os meses. Assim, quando precisar, pode retirar um extrato e apresentá-los como comprovante de renda. É possível também mostrar a sua declaração de Imposto de Renda. Como este documento é entregue a Receita Federal, ele deve conter informações verdadeiras e por isso é aceito.

Como É Feita a Entrega dos Documentos?

Se a solicitação está sendo feita diretamente na agência, você poderá apresentar os originais e cópias pessoalmente, conforme a exigência. Para as propostas feitas pela internet, o procedimento de envio varia. Alguns bancos pedem para que o cliente compareça até a agência para apresentar os documentos. Outros permitem o envio por e-mail ou fax. Algumas ferramentas modernas possibilitam o envio até pelo celular. Assim, você deverá verificar qual é o sistema usado pela adminstradora do cartão desejado.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , ,
RSS por email

1 Comentário em “Quais São os Documentos Necessários Para Pedir um Cartão?

  • Rosinha teresinha (26/07/2017 às 14:22) disse:

    Boa tarde gostaria de saber como fazer um cartão pois nao tenho comprovante de renda sou autonomo

Deixe sua opinião “Quais São os Documentos Necessários Para Pedir um Cartão?