O que fazer se Perdi o Cartão de Crédito?

Perder o cartão de crédito pode ser algo bem desesperador quando percebemos o que aconteceu. Primeiro, fica aquela sensação de que ele pode estar dentro da bolsa, carteira, bolsos ou em qualquer outro lugar da casa e escritório. Depois de procurar bastante, tentamos refazer o caminho para lembrar onde ele pode ter ficado. E, dependendo da situação, resta ainda aquela dúvida: foi perda ou furto?

A verdade é que ninguém está imune de passar por uma situação como essa, mas o desespero ajuda muito pouco nessas horas. O melhor é manter a calma e tomar as medidas necessárias para que o problema não se torne ainda maior. Sobretudo porque é muito simples evitar que a perda do cartão se torne uma dor de cabeça maior.

Veja, passo a passo, o que fazer depois de notar que o cartão foi perdido:

1. Ligue Para o Banco

Você já deve ter notado que todo cartão possui números de contato para você ligar em caso de problemas ou dúvidas. No entanto, você não terá acesso a eles se o cartão for perdido, obviamente. Por isso, uma boa dica é sempre anotar esses números em outro lugar para acesso posterior.

Mas se isso não foi feito, é possível encontrar esses telefones na internet ou em outro cartão da mesma empresa. Você pode também efetuar a ligação para a central de atendimento geral de seu banco que eles lhe informarão o telefone do setor específico de cartões.

Ligue para a central, informe sobre a perda e siga as instruções oferecidas pelo atendente. Alguns bancos exigem o número do Boletim de Ocorrência para cancelar o cartão, então veja o passo seguinte.

Cartão Perdido

Cartão Perdido

2. Procure a Polícia

Pode parecer exagero, mas procurar a polícia é fundamental para evitar maiores problemas, pois pode ser um comprovante a mais em casos de uso indevido. Se quem encontrar o seu cartão resolver fazer qualquer tipo de mal uso, você terá o boletim de ocorrência para comprovar que não estava de posse da forma de pagamento.

Mesmo que a administradora não exija o número do B.O. para fazer o cancelamento ou bloqueio do cartão, vale a pena fazer a ocorrência e deixar registrado o acontecido. Outra dica importante é guardar todos os comprovantes e documentos emitidos nesse processo, pelo menos por um tempo.

Lembre-se que estamos falando de perda. Em caso de furto ou roubo, o boletim de ocorrência é obrigatório e deve ser fornecido no momento do cancelamento.

3. Observe a Fatura

Na hora de efetuar o cancelamento do cartão, é muito provável que os atendentes perguntarão dados a respeito da sua última compra, a fim de marcar quais gastos foram reais e evitar cobranças indevidas posteriores a este momento.

Contudo, ainda é possível que apareçam transações em sua fatura que foram feitas por outra pessoa que tenha encontrado seu cartão. Nos meses seguintes, esteja atento a todas as cobranças em sua fatura e confira se foram todas efetuadas por você. Se houver qualquer problema, entre em contato com a administradora do cartão imediatamente e informe que não reconhece os gastos lançados na fatura.

Dica Extra: Senha

Parece óbvio, mas conhecemos muitas pessoas que anotam suas senhas junto aos cartões de crédito, débito ou benefícios. Isso nunca deve ser feito. Fique atento pois, em situações como a perda do plástico, você estará facilitando para que pessoas mau intencionadas utilizem desta brecha para fazer movimentações indesejadas.

Nunca anote sua senha no cartão ou em algo que possa ser perdido com ele.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
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