Limite do Cartão Está Estourado. O que fazer?

Você certamente já ouviu a expressão “limite do cartão estourado“, mas sabe o que ela significa? Dizemos que o limite estourou quando o crédito disponibilizado pelo banco para que você utilize por meio do cartão de crédito foi totalmente utilizado. Em muitos casos, o cliente até extrapola o limite, gastando mais que o teto estabelecido pelo banco.

A prática, bastante comum entre os consumidores, está diretamente ligada ao descontrole financeiro, já que o limite não foi feito para ser extrapolado. Mas a questão é: o que fazer quando o limite do cartão está estourado?

O Limite de Crédito Acabou?

Várias pessoas que utilizam o cartão de crédito já tentaram utilizá-lo, mas não conseguiram por falta de limite. Quando isso acontece, dizemos que o limite está estourado. O banco, nesse caso, pode achar que é um bom momento para fazer uma nova análise de crédito e aumentar o seu limite, mas geralmente esse ajuste, gera uma taxa ao cliente.

Além desse possível custo com uma análise emergencial, há que se pensar também no risco de uma fatura com o valor elevado. Se o seu limite estourou, então os gastos foram muitos e é bem possível que você acabe tendo problemas para quitar o valor total da fatura. Essa cadeia de acontecimentos leva ao crédito rotativo, que cobra juros bem altos durante todo o mês. Em resumo, estourar o limite não é uma boa ideia e prejudicar bastante o seu bolso.

Compra Parcelada

Esse é um ponto bem confuso dos cartões de crédito para a maior parte das pessoas. Quando você faz uma compra parcelada, o valor total da mercadoria é descontado do seu limite. Assim, se você tem R$1000 de limite e compra um televisor desse valor em 10 parcelas de R$100, isso significa que todo o seu limite disponível foi comprometido com o pagamento.

Aprenda a usar bem o seu cartão de crédito!

Aprenda a usar bem o seu cartão de crédito!

Por isso as compras parceladas costumam ser as principais responsáveis pelo limite estourado. Sem perceberem, os consumidores compram mercadorias mais caras pensando somente no valor das prestações. Na hora de comprar outras coisas, percebem que o cartão não passa porque o limite acabou. Nesse caso, o valor da fatura pode não ser tão alto, mas o saldo para novas compras ficará zerado até que você pague a primeira prestação.

O Que Fazer?

Quem está nessa situação deve tomar alguns cuidados com o uso do cartão de crédito. Primeiramente é preciso alertar para o cuidado com o limite de crédito. Como o próprio nome indica, ele é um limite e não uma média de gastos mensais. Dessa forma, se você costuma comprometer todo o seu limite a cada mês, é hora de repensar os gastos com o cartão e melhorar seu planejamento financeiro.

O consumidor com o limite estourado deve parar de gastar com o cartão até quitar o valor devido. Vale lembrar, mais uma vez, que a fatura precisa ser totalmente quitada para não se arriscar nos juros do crédito rotativo. Outra dica importante é não utilizar um segundo cartão para aumentar o limite do primeiro, pois isso pode ser ainda mais prejudicial para a saúde do seu bolso.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Limite do Cartão Está Estourado. O que fazer?