O Que é Cartão de Crédito Consignado?
Você já ouviu falar em empréstimo consignado? Essa modalidade foi criada com o objetivo de estimular a oferta de crédito no Brasil. Para tornar o processo mais seguro para as instituições financeiras, o valor das prestações é debitado do salário, aposentadoria ou benefÃcios de quem solicitou o dinheiro. Assim, é possÃvel que os juros sejam reduzidos sem que o risco de endividamento se torne maior.
Juntamente com o crédito consignado também foi criado um cartão de crédito consignado. Ele funciona de modo parecido e facilita a vida de quem tem uma renda fixa. O grande diferencial são as taxas menores, além de outros benefÃcios. Em relação a outros cartões disponÃveis no mercado, o consignado pode ser a opção mais em conta. Como os bancos possuem mais segurança de pagamento com este tipo de cartão, ele pode repassar está segurança em forma de mais vantagens e menos taxas para o cliente.
Como funciona o cartão consignado?
De certa forma, o cartão de crédito integra o empréstimo consignado. Dentro da margem disponibilizada conforme sua renda, é possÃvel contratar o empréstimo ou usar o limite do cartão. O limite do cartão pode ser de até 2 vezes o total da renda do solicitante, porém, a parcela não pode ultrapassar o teto de 35% fixado para o empréstimo consignado.
Esse tipo de cartão é oferecido aos aposentados, pensionistas, funcionários públicos e outros trabalhadores que tenham renda fixa. As normas variam de acordo com as especificações de cada banco, mas existem regras estabelecidas pelo Banco Central.
O cartão não pode ter cobrança de anuidade, o que o torna bem interessante. Em contrapartida, parte do valor da fatura é debitado do salário ou benefÃcio. Muitos usuários acabam usando o limite sem pagar o valor total cobrado, o que facilita o endividamento. O ideal, portanto, é não ficar somente no mÃnimo, arcando com o total da prestação.
E, como mencionamos, os juros do cartão de crédito consignado são bem menores que os do cartão tradicional. Em média, a cobrança fica entre 2% e 3% para o consignado, enquanto os outros cartões de crédito quase ultrapassam os 10% ao mês. Para aposentados e pensionistas, os juros mensais são fixados em, no máximo, 2,04% ao mês. As instituições financeiras também cobram juros menores para quem é funcionário público, mas mesmo os servidores privados pode contar com ótimas taxas.
Outro grande atrativo do cartão de crédito consignado é a possibilidade de solicitação por quem está com o nome sujo. Como os bancos tem certa garantia de recebimento, o consignado permite os juros menores e a liberação para restritos.
Ainda, os bancos podem oferecer diversas vantagens para quem optar por um cartão consignado. Isso porque como os bancos correm poucos riscos de inadimplência com este método, eles querem incentivar os clientes a continuarem com os cartões consignados.
Quais cuidados devo tomar?
Mesmo assim, vale a pena tomar alguns cuidados. Se você já possui dÃvidas, o uso do cartão pode prejudicar mais do que ajudar. É sempre bom buscar meios de quitar o que for devido antes de contrair novas dÃvidas. Lembre-se também que o empréstimo consignado pode ser uma opção mais interessante caso você precise cobrir débitos com cartão de crédito ou cheque especial.
O contrato do cartão de crédito consignado autoriza que os bancos e instituições financeiras possam debitar as parcelas automaticamente, todos os meses, do seu salário. Então, caso tenha um mês que você esteja mais apertado, este valor será debitado mesmo assim. Por isso é importante que o indivÃduo análise bem se ele realmente tem a necessidade de obter um cartão de crédito consignado, ou se ele tem a capacidade financeiras de arcar com estas prestações.
Para as pessoas que necessitam de um cartão de crédito para assinar serviços online ou semelhante, apenas, pode-se optar pelos cartões pré-pagos. Estes cartões também não exigem o nome limpo, e, por isso, qualquer um que tenha mais de 18 anos podem solicita-los.