Compras no Crediário com Cartão de Crédito
O bom e velho carnê de crediário pode estar com seus dias contados. No ano passado, a Cielo – uma das maiores empresas do ramo de recebimento de cartões – criou a opção de vendas no crediário com o cartão de crédito. A modalidade ainda não está totalmente estabelecida no mercado, pois o número de lojas vendendo no crediário ainda é pequeno. No entanto, é possÃvel que, em pouco tempo, o cartão venha a substituir totalmente o carnê de pagamento.
Como Funciona
Nos estabelecimentos que já operam com a função crediário, o cliente só precisa informar, no ato da compra, que pretende fazer o financiamento. Os juros são calculados pela maquininha e o lojista pode imprimir uma simulação da venda antes de finalizá-la. O comprador tem até 48 meses para quitar as parcelas e 59 dias para dar inÃcio ao pagamento.
Por isso, a função é ideal para compra de mercadorias mais caras, como eletrodomésticos, materiais de construção e pacotes de viagem. Alguns estabelecimentos conhecidos já aderiram à nova modalidade. TAM Viagens, C&C e Dicico são alguns exemplos.
Vantagens
As vendas no crediário são bastante vantajosas para o lojista, porque o pagamento pela transação e recebido no dia seguinte. Isso quer dizer que a empresa fica livre do risco de inadimplência e a Cielo se responsabiliza pela dÃvida do comprador.
O cliente, por sua vez, conta com a praticidade e a segurança do cartão em suas compras. Até o momento, a opção é oferecida aos clientes do Banco do Brasil e do Bradesco, que tenham limite de crédito pré-aprovado disponÃvel.