Código de Segurança do Cartão de Crédito

A palavra “segurança” está em voga nos dias de hoje. Apesar dos avanços tecnológicos, as formas de pagamento ainda são muito vulneráveis a golpes e fraudes. Por isso, as empresas buscas constantemente garantir que as transações financeiras possam ser feitas de forma segura. Algumas tecnologias, como o chip, por exemplo, dificultam a clonagem dos cartões. A exigência de senha também é uma forma de impedir que outras pessoas utilizem o seu cartão.

O código de segurança do cartão de crédito é uma destas medidas de segurança. Contido atrás dos cartões, é uma maneira de assegurar que a compra está sendo feita com os cartão em mão. Isso evita, por exemplo, que indivíduos utilizem os dados de alguém sem a leitura magnética. O código não é gravado no cartão e não é disponibilizado em nenhum recibo ou comprovante, de modo que apenas quem possui o cartão sabe qual é. Por isso, é um código de extrema importância.

Para que serve?

A localização e a quantidade de números pode variar conforme a bandeira do cartão. Nos cartões Mastercard, Visa ou Diners, o código é formado por 3 números que podem ser encontrados na parte de trás do cartão, embaixo da tarja magnética. Já nos cartões da American Express, a sequência tem 4 números e está localizada na parte da frente do cartão, no canto superior direito.

O grande problema dos outros recursos para manter a segurança dos dados dos cartões é não podem ser utilizados em compras não presenciais. Dessa forma, o comércio online, que se encontra em visível expansão, abre brecha para a aplicação de golpes. A fim de dificultar esse tipo de ação, as lojas virtuais exigem que o comprador informe o código de segurança do cartão de crédito. O número se encontra impresso no plástico e só quem tem o cartão em mãos saberá a sequência numérica.

Muitos ladrões utilizam o método de skimming para roubar os dados dos indivíduos. Eçes colocam um leitor nos caixas eletrônicos, que leem e gravam todos os dados presentes na tarja magnética do cartão. Essa tarja contém quase todas as informações do cliente, como o nome completo do titular, número do cartão e data de validade, menos o código CVV, ou seja, o código de segurança.

Por isso, esse método de segurança é, apesar de muito simples, efetivo. Isso porque mesmo que os ladrões clonem seu cartão, o CVV não será impresso, já que ele não está presente da tarja magnética.

Resultado de imagem para Código de Segurança do Cartão de Crédito

Comumente, o CVV está localizado na parte de trás dos cartões.

Para garantir a segurança no uso do cartão de crédito, não basta confiar no código verificador. Jamais informe os dados do seu cartão (número, data de vencimento, código de segurança e etc.) a outras pessoas. Antes de comprar pela internet, verifique se o site é seguro e leia atentamente a política de privacidade. Cuidar do seu cartão é uma forma de proteger o seu dinheiro.

O código de segurança do seu cartão seu crédito pode servir para seu propósito muito bem, sendo uma medida de segurança, ou pode se tornar mais um facilitador para golpes e atividades ilícitas. Muitas pessoas confiam seus cartões a outros indivíduos, até mesmo estranhos, ou deixam o plástico jogado em qualquer local. Até mesmo no restaurante, tem-se a mania de colocar o cartão dentro da carteira que vem a conta.

Assim, o CVV se tornará algo até mesmo maléfico caso o indivíduo não tenha cuidado em resguardar este código. Se ele cair em mãos erradas, qualquer pessoa pode realizar uma compra no seu nome, em sites.

Sempre saiba onde está o seu cartão, e o deixe guardado caso não for utiliza-lo. Evite de deixa-lo a vista para evitar que ladrões de dados tiram fotos ou vejam seus dados. Um modo muito simples de evitar que o CVV fique a mostra é colando um adesivo nele. Assim, quando precisar, é só puxar e olhar, em um local privado.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , , ,
RSS por email

1 Comentário em “Código de Segurança do Cartão de Crédito

  • aelcionias f. santos (21/03/2013 às 14:23) disse:

    olá, na minha opinião quem usa o cartão de crédito esta num beco sem saída, porque se compra pela internet corre riscos, se passa o cartão nas maquininhas ou até mesmo nos caixas eletronicos,tambem corre o risco de ser clonados. então é isso ai se correr o bicho pega se ficar o bicho come.

Deixe sua opinião “Código de Segurança do Cartão de Crédito