Como Descobrir o Limite do Cartão de Crédito?

Os cartões de crédito são uma das modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros. Por isso, os principais bancos do país registram um crescimento impressionante de usuários, em todo o país.  A questão é que para usar bem o cartão precisamos conhecer o funcionamento de vários outros serviços. Dentre eles, o limite do seu cartão de crédito.

O que é o limite do cartão?

O limite de crédito do cartão corresponde ao valor total disponibilizado pela empresa financeira que emitiu o cartão. Vale sempre lembrar que o cartão de crédito funciona como um empréstimo: o banco define um valor a ser emprestado, quita as compras feitas pelos usuário do cartão e depois cobra essa quantia na fatura mensal.

Consultar a fatura do cartão

Saiba como Consultar o seu Limite de Crédito

Sendo assim, o limite é justamente esse valor que foi emprestado. Ele pode aumentar conforme o perfil do cliente, a relação com o banco ou a apresentação de um aumento na renda. Existem também os cartões com limite flexível, que variam de acordo com o uso, podendo variar de a acordo com as compras e movimentações bancárias de cada cliente.

Saber qual é o seu limite de crédito facilita o controle sobre as despesas.  Um universitário, por exemplo, pode ter um limite no cartão em torno de  R$600, de acordo com o rendimento de um estagiário. Ao ser inserido no mercado formal, com um salário compatível com a categoria, ele poderá ter esse limite reajustado, em função do novo salário.

Pode ser, inclusive, que o valor do limite exceda o interesse do cliente. Sendo assim, é importante procurar pela instituição financeira para reajustar o benefício. Mas, como saber qual é o limite? Existem algumas maneiras de descobrir.

Fatura do Cartão

A fatura do seu cartão de crédito é a forma mais eficaz de saber qual é o seu limite atual. A localização dessa informação vai depender do modelo de cada fatura, mas essa informação sempre será inclusa no documento. Basta procurar com atenção. É importante que o usuário do cartão observe esse dado todos os meses para saber se houve alguma mudança no limite ou mesmo um equivoco nas demais cobranças.

Internet Banking

A maior parte dos bancos disponibiliza informações sobre o limite de crédito e saldo disponível nos canais de autoatendimento, como os caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos para o celular. Nesses casos, é necessário entrar na área relacionada ao cartão e procurar pelo valor do limite de crédito. Nos serviços online é provável que a informação esteja em um box específico, bem como nos caixas eletrônicos.

Central de Atendimento

O número da central de atendimento disponível no seu cartão também poderá ser usado para consultar seu limite e outras informações importantes. Dependendo da administradora, essa informação poderá aparecer no menu principal ou talvez você tenha que conversar diretamente com o atendente. Ele será capaz de acessar os seus dados bancários via telefone para lhe informar o limite disponível, mas é importante tomar bastante cuidar a realizar esse tipo de ligação. É que o atendente irá exigir a confirmação de alguns dados e por isso, você terá que dizê-los em voz alta. Observe ao seu redor, para ter certeza de que não há ninguém capturando seus dados pessoais.

Sobre o Limite

Apesar de todo mundo sempre querer expandir o limite, sempre vale a pena a pensar se esse valor condiz com sua renda. Conhecer o limite do cartão possibilita sim mais controle, mas não adianta apenas reconhecer a quantia disponível se ela é muito superior a sua renda mensal. De acordo com especialistas, o limite não pode ultrapassar 30% do salário do usuário, incluindo aí as compras parceladas. Observe, com as informações acima, qual é o seu limite e verifique se ele é condiz com as recomendações de um especialista. Limite não é dinheiro em conta é uma modalidade de crédito. Fique atento.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos, Outros e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Descobrir o Limite do Cartão de Crédito?