Programas de Milhas dos Principais Bancos

Ter um cartão de crédito pode ser uma “mão na roda” para quem gosta de viajar. Os programas de recompensas dos bancos geralmente possibilitam o acúmulo de pontos que são convertidos em milhas, facilitando a aquisição de passagens aéreas. A escolha do banco e do cartão pode favorecer bastante o ganho de milhas, por causa das variações no funcionamento dos programas de recompensas.

De um modo geral, os cartões mais exclusivos, como os modelos Infinite e Black, são os que oferecem melhor chance de pontuação. Eles têm taxa de conversão (despesas por pontos) maior que a média dos principais cartões do mercado: 1 ponto = 1 milha. Além da conversão, outros fatores também pesam, como companhias aéreas parceiras, resgate dos pontos, validade e outros. Pensar essas variantes é fundamental para escolher o melhor cartão para juntar milhas.

Qual é o melhor banco para ganhar milhas?

Muitos consumidores brasileiros se perguntam qual é o melhor banco para ganhar milhas aéreas. A escolha, é claro, sempre depende muito do que o cliente procura em um programa de fidelidade. Por isso, é importante conhecer mais sobre o esquema de pontos em diferentes instituições financeiras. O Bradesco e o Itaú, por exemplo, disponibilizam uma sistema próprio para compra de passagens em diferentes companhias aéreas, sem necessidade transferência dos pontos para outros programas. Já no Banco do Brasil, o cliente que é correntista da instituição ganha pontos usando o cartão tanto na função crédito quanto no débito. Com essas informações, podemos notar que existem vantagens e desvantagens em todos os bancos. A questão é escolher o programa que melhor atende ao seu perfil.

Para ajudar na escolha do cartão de crédito, veja como funcionam os programas de pontos dos principais bancos brasileiros: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. Vale a pena ler cada tópico com bastante cuidado para adquirir o produto mais vantajoso para você e para o seu bolso.

Ponto Pra Você do Banco do Brasil

Banco do Brasil

Banco do Brasil

No programa de pontos do Banco do Brasil o cliente tem duas alternativas principais para trocar os pontos acumulados por milhas. A primeira opção é transferir os pontos para programas de milhagem de companhias aéreas. Atualmente, o banco tem parceria com somente duas empresas: o Multiplus Fidelidade (TAM) e o Smiles (Gol). Após a transferência, o resgate de passagens funciona de acordo com esses programas de milhas.

A outra alternativa é o programa Dotz. Com a transferência dos pontos por dotz, o usuário tem a possibilidade de resgatar diferentes produtos do catálogo, descontos especiais e mercadorias diretamente nas lojas. Os dotz também podem ser usados para aquisição de passagens por meio do Viaja Dotz. A moeda é usada para pagamento do bilhete e se o o valor não for suficiente o cliente completa com dinheiro.

Sabendo um pouco mais sobre o Ponto Pra Você, vale a pena conferir a taxa de conversão dos diferentes cartões:

  • Ourocard Doméstico – 1 dólar = 1  ponto (crédito) ou 0,5 ponto (débito);
  • Ourocard  Internacional – 1 dólar = 1  ponto (crédito) ou 0,5 ponto (débito);
  • Ourocard Gold Visa ou Master – 1 dólar = 1,2  ponto (crédito) ou 0,5 ponto (débito);
  • Ourocard Platinum Visa ou Master – 1 dólar = 1,2 a 1,75 ponto (crédito) ou 0,5 ponto (débito);
  • Ourocard Estilo Platinum American Express – 1 dólar = 1,6 a 2 pontos (crédito) ou 0,5 ponto (débito);
  • Ourocard Estilo Platinum Visa ou Master – 1 dólar = 1,5 a 1,9 ponto (crédito) ou 0,5 ponto (débito);
  • Ourocard Infinite ou Black – 1 dólar = 2 a 2,2 pontos (crédito) ou 0,5 ponto (débito);

A variação que vemos na taxa de conversão de alguns cartões diz respeito ao valor da fatura: quanto maior o gasto, maior a pontuação. É possível notar ainda que a pontuação para compras no débito é a mesma para todos os cartões. Nos cartões mais simples (Doméstico, Internacional e Gold) a validade dos pontos é de 24 meses. Os pontos não expiram nos cartões Black e Infinite e têm validade de 36 meses nos demais produtos. É exigido um mínimo de 10 mil pontos para transferência para programas de milhagem. Já para uso do programa Dotz, a transferência pode ser feita a qualquer momento, independente do número de pontos.

Bradesco Fidelidade

Bradesco

Bradesco

Com o programa de fidelidade do Bradesco o cliente também tem a possibilidade transferir seus pontos para programas de companhias aéreas ou utilizar o sistema próprio de aquisição de passagens do Bradesco Fidelidade. No caso de transferência, as companhias aéreas parceiras são: Smiles (Gol) e Multiplus Fidelidade (Tam).

Quem preferir usar o sistema exclusivo do Bradesco pode comprar passagens em diferentes companhias usando os pontos do programa de fidelidade. A compra é feita pelo site: www.bradescofidelidade.com.br. Agora veja as características de cada cartão:

  • Bradesco Exclusive Gold e Bradesco Gold –  1 dólar = 1 ponto;
  • Bradesco Prime Gold – 1 dólar = 1,2 ponto;
  • Bradesco Platinum – 1 dólar = 1,2 ponto;
  • Bradesco Prime Platinum – 1 dólar = 1,5 ponto;
  • Bradesco Infinite Black – 1 dólar = 2,2 ponto;
  • Bradesco American Express Green – 1 dólar = 1,3 ponto;
  • Bradesco American Express Gold – 1 dólar = 1,5 ponto;
  • The Platinum Card American Express – 1 dólar = 2,2 ponto.

É importante observar que o Bradesco só da pontos para despesas feitas no cartão. Os cartões que contam com bandeira Amex tem pontos com validade ilimitada. Nos demais produtos, os pontos expiram após um período de 36 meses. Na transferência de pontos para o programa Smiles, 1,25 ponto = 1 milha. Essa paridade pode ser pouco atrativa, já que as outras formas de utilização do pontos tem 1 ponto = 1 milha. No programa Smiles, é necessário ter a pontuação mínima de 5 mil pontos para resgate. Já no Multiplus, o mínimo exigindo é de 10 mil pontos.

Pontos Caixa

Caixa

Caixa

Os clientes da Caixa Econômica Federal só têm a alternativa de transferir os pontos para programas de companhias aéreas parceiras. A vantagem é que o banco possui parcerias com mais empresas, garantindo maior flexibilidade no uso dos pontos. Atualmente o usuário pode solicitar a transferência para os programas Multiplus Fidelidade (Tam), Smiles (Gol), Victoria (Tap) e TudoAzul (Azul).

O mínimo exigido para resgate dos pontos varia dependendo da companhia aérea. Na Gol, é preciso ter 8 mil pontos para resgatar milhas; para as empresas Azul e Tap, o mínimo exigido é 10 mil pontos; já para a Tam, é necessário juntar 12 mil pontos antes de adquirir as passagens aéreas. Somente os cartões Black e Infinite funcionam diferente. Nesses produtos o mínimo para resgate é de 4 mil pontos para os programas Smiles, TudoAzul e Victoria.

Vejamos agora as taxas de conversões:

  • Caixa Internacional e Gold – 1 dólar = 1 ponto;
  • Caixa Platinum – 1 dólar = 1,5 ponto;
  • Caixa Turismo Platinum – 1 dólar = 1,8 ponto;
  • Caixa Visa Infinite ou Mastercard Black – 1 dólar = 2,2 ponto.

Com relação à validade dos pontos, os cartões Infinite e Black expiram após 36 meses e os demais após 24 meses. Um benefícios oferecido pela Caixa é que a paridade na conversão, independente da companhia aérea, é de 1 ponto = 1 milha.

Itaú Sempre Presente

Itaú

Itaú

Após passar por algumas reformulações, o programa de fidelidade do Itaú agora oferece um sistema próprio para a aquisição de passagens, assim como o do Bradesco. Com essa mudança, o banco passou a estimular as trocas pelos sistema interno, mesmo mantendo as parcerias com companhias aéreas  (Múltiplus Fidelidade, Smiles, Victoria, LANPASS e Tudo Azul).

Dessa forma, os cliente ainda têm a opção de transferir os pontos para programas de companhias aéreas, mas isso tende a ser menos vantajoso. Para começar, o Itaú oferece paridade de 1,25 ponto = 1 milha em todos os cartões (exceto  no programa TudoAzul. Além disso, é exigido um mínimo de 20 mil pontos para resgate em qualquer companhia.

Com essas regras, o uso do próprio Sempre Presente para compra de passagens é bem mais atrativo. O sistema permite a compra de passagens sem restrições de trechos, assentos ou horários de voo. Veja as taxas de conversão dos cartões:

  • Itaucard Nacional – 1 dólar = 1 ponto;
  • Itaucard Internacional e Gold – 1 dólar = 1 ponto;
  • Itaú Platinum – 1 dólar = 1,5 ponto;
  • Itaú Infinite e Black – 1 dólar = 2 pontos.

Para resgates feitos diretamente pelo Sempre Presente não há exigência de mínimo de pontos. Assim, fica fácil notar que os cartões Itaucard podem ser benéficos para quem prefere não transferir os pontos. Por outro lado, os clientes que sempre viajam pela mesma companhia e juntam milhas independente do cartão de crédito ficam prejudicados.

SuperBônus

Santander

Santander

O SuperBônus do Santander oferece uma ferramenta própria para o resgate de passagens aéreas, assim como o Bradesco e o Itaú. Para quem opta pelos programas de milhagem, o banco tem parceria com diferentes programas: Múltiplus Fidelidade (TAM), Smiles (Gol), Victoria (TAP), LANPASS (LAN), Club Premier (AeroMéxico) e Skymiles (Delta). De todos os bancos vistos aqui, o Santander é o que disponibiliza maior número de empresas para a transferência dos pontos acumulados pelo uso do cartão.

Veja como funciona o ganho de pontos nos cartões do Santander:

  • Santander Free, Flex e Light – R$3 = 1 ponto;
  • Santander Internacional, Gold e Ferrari – 1 dólar = 1 ponto;
  • Santander Platinum Style – 1 dólar = 1,3 ponto;
  • Santander Platinum e Elite Platinum – 1 dólar = 1,5 ponto;
  • Santander Unlimited – 1 dólar = 2 pontos.

Como podemos notar, os cartões Santander Free, Flex e Light têm conversão em reais. Para esses produtos, a validade dos pontos é de 24 meses. A paridade é de 1 ponto = 1 milha para todos os cartões. Os clientes dos cartões Platinum e Unlimited contam com pontos que nunca perdem a validade. Todos os outros cartões tem validade de 36 meses. Vale também ressaltar que o Santander Free é um cartão livre de anuidade e, mesmo assim, participa do programa. Isso pode se vantajoso, já que os benefícios não dependem do pagamento da taxa.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Programas de Milhas dos Principais Bancos