Como Desbloquear o Cartão Ourocard

Recentemente eu perdi o meu cartão Ourocard – depois de muito tempo eu encontrei ele na máquina de lavar – e precisei solicitar uma 2ª via. Fiz o cancelamento pela Central de Atendimento do Banco do Brasil, que sempre considero bastante eficiente. Informei sobre a perda e sobre as últimas compras. Após confirmar os dados, a atendente disse que o cartão seria enviado em alguns dias.

O cartão foi enviado pelos Correios. Chegou dentro do prazo e, como sempre, bloqueado para uso. Junto com o meu Ourocard, havia uma carta explicando sobre o procedimento de desbloqueio. Veja a imagem:

Carta que acompanha o novo Cartão Ourocard

Carta que acompanha o novo Cartão Ourocard

A foto não é das melhores, mas, como você pode notar, a carta informa que o desbloqueio pode ser feito pelo portal www.bb.com.br, nos terminais de auto-atendimento ou em qualquer agência. Eu optei por desbloquear o meu cartão pela internet. Como muitas pessoas podem ter dúvidas quanto a esse processo, achei que valia a pena criar um tutorial passo a passo.

Desbloqueio do Cartão do Banco do Brasil

O primeiro passo para fazer o desbloqueio pela internet é acessar o portal e fazer login com sua agência, conta e senha de 8 dígitos. Quem ainda não tem o acesso deve procurar uma agência do Banco do Brasil para liberar a senha. Nesses casos, acredito que a forma mais simples de desbloquear o Ourocard é no caixa eletrônico.

Após entrar em sua conta online, clique em “Cartões” no menu de serviços à esquerda, como na imagem abaixo:

Desbloqueio do Cartão Ourocard pela internet

Desbloqueio do Cartão Ourocard pela internet

No quadro com todas as opções, é preciso clicar em “Liberação de cartão”. Confesso que demorei um pouco para descobrir, porque estava procurando especificamente pela palavra “desbloqueio”. A opção está na área de “Solicitações diversas”.

Depois de selecionar a liberação, você verá uma página como a seguinte:

Liberação do cartão bloqueado

Liberação do cartão bloqueado

Nesse ponto, o procedimento é bem simples. Basta informar o número do cartão no local indicado e clicar em “Continuar”. O número, para quem não sabe, é composto por 16 dígitos e está impresso logo acima do seu nome, na parte da frente do Ourocard. Se os números digitados estiverem corretos, você será encaminhado para um nova página de confirmação.

Um detalhe importante que eu me esqueci de mencionar é que o desbloqueio pela internet exige que você também utilize o aplicativo para smartphone do BB. É por meio do QR Code que o banco verifica a autenticidade da solicitação. Observe:

Uso do BB Code para desbloquear seu cartão

Uso do BB Code para desbloquear seu cartão

Quando aparecer o código na tela do seu computador, abra o app do BB no seu smartphone e clique em “BB Code”. Depois basta apontar a câmera para o código e esperar a leitura. Após a confirmação, será emitido o código, que você precisa digitar no computador. Pode parecer complicado, mas na verdade é simples. Após esse procedimento, você terá o seu cartão desbloqueado automaticamente para compras e pagamentos. Os passos de segurança impedem que outra pessoa desbloqueie o seu Ourocard em casos de extravio!

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos, Banco do Brasil e também com características semelhantes: , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Desbloquear o Cartão Ourocard