Vantagens e Desvantagens do Cartão de Crédito

É fato: os cartões de crédito caíram no gosto dos brasileiros. Afinal de contas, o chamado “dinheiro de plástico” traz muitas facilidades para quem o utiliza. Mas apesar de todos os benefícios, muitas pessoas ainda tem um pé atrás com a forma de pagamentos. Isso acontece porque o uso do cartão tem seus prós e seus contras. Hoje falaremos um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens dos cartões de crédito.

Vantagens

  • Praticidade e segurança: com o uso dos cartões, ninguém precisa carregar grandes quantidades de dinheiro vivo na carteira. Isso pode evitar roubos, além de facilitar as compras e pagamentos. O cartão também possibilita as compras à distância, pela internet ou pelo telefone.
  • Crédito fácil: sobrou mês no fim do dinheiro? Os cartões de crédito são uma ótima opção. Com a forma de pagamento, o indivíduo tem até 40 dias para quitar seus gastos. Assim, o “dinheiro de plástico” pode se tornar um aliado em situações emergenciais.
  • Controle financeiro: diferentemente do que muita gente pensa, o cartão de crédito pode auxiliar no controle financeiro. Como todos os gastos são discriminados na fatura, fica mais fácil contabilizar as despesas e organizar as contas do mês. Outro benefício é que todos os pagamentos ficam concentrados em um único dia e você não corre o risco de ter um rombo na conta como acontece com os cheques.

Desvantagens

Cartões de Crédito - vantagens e desvantagens

Cartões de Crédito – vantagens e desvantagens

Cobranças altas: os juros e multas praticados pelas administradoras de cartões estão entre as mais altas do mercado – em torno de 11% ao mês. Essas cobranças facilitam o endividamento quando o usuário do cartão atrasa o pagamento da fatura ou utiliza o crédito rotativo.

Compras por impulso: com todas as facilidades oferecidas pelo uso dos cartões, fica mais difícil resistir à tentação de comprar. Mais uma vez, o resultado desses gastos excessivos é acúmulo de dívidas com juros altos.

Riscos: de um modo geral, os cartões de crédito são bastante seguros. Porém, existem os ricos de roubo ou fraudes. Os cartões clonados são cada vez mais comuns, assim como as cobranças indevidas.

Para concluir, podemos dizer que os cartões de crédito não representam um risco para os consumidores, desde que sejam utilizados com cautela. Evite atrasos no pagamento e não pague o mínimo da fatura. Dessa forma você não pagará juros e poderá utilizar o seu cartão sem medo.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Vantagens e Desvantagens do Cartão de Crédito