Taxa de Câmbio Cobrada Pelos Cartões

Você sabe como é feita a conversão do dólar para reais na fatura do seu cartão de crédito? Quando fazemos alguma compra no exterior, o câmbio é realizado na data de fechamento da fatura. Isso quer dizer que o cliente não sabe quanto pagará pelo que foi adquirido. Estranho, não? Mas é assim que funciona. E para tornar a coisa ainda mais complicada, os cartões não adotam a cotação do dólar comercial ou do dólar turismo, mas sim uma cotação própria, que varia de banco para banco.

Cobrança em dólar na fatura do cartão

Cobrança em dólar na fatura do cartão

Pesquisa da Proteste

No início desse ano, a associação de consumidores Proteste, em parceria como o economista Samy Dana, realizou uma pesquisa sobre as taxas de câmbio cobradas pelos diferentes cartões de crédito disponíveis no mercado. O estudo revelou, além da falta de transparência no cálculo da cobrança, uma grande variação entre o que é cobrado pelos bancos e a cotação do dólar comercial. Na prática, a taxa praticada por essas instituições fica mais próximo do dólar turismo, em média 6% superior à cotação do dólar comercial.

Diferença Entre os Bancos

Na comparação com o dólar comercial, quem se saiu melhor foi a Caixa Econômica Federal, que oferece taxa de câmbio 0,45% superior à cotação oficial do dia. O segundo lugar ficou com o Banco do Brasil, com diferença de 3,52% em relação ao dólar comercial. Como podemos notar, a diferença entre o primeiro e o segundo lugar já mostra uma disparidade entre as instituições financeiras. O Bradesco, o Itaú e o Citibank cobraram cerca de 4% a mais que o dólar comercial. Na outra ponta está o Santader, com a maior diferença de todas: 5,43%.

Compras Mais Caras

Isso quer dizer que em uma compra de US$1.000,00, o consumidor pode pagar até R$114,48 a mais, dependendo do cartão de crédito utilizado. Não devemos nos esquecer também que todas as despesas internacionais sofrem cobrança de IOF, de 6,38%. Por isso, é fundamental que o comprador compare as tarifas praticas pelos cartões antes de escolher qual vai adquirir. Entre em contato com o banco, questione sobre o cálculo da taxa de câmbio e tenha sempre em mente, antes de comprar fora do país, que você não tem como saber qual será a  cotação do dia de fechamento da fatura.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Taxa de Câmbio Cobrada Pelos Cartões