Smiles ou Multiplus: Qual É Melhor?

Estamos sempre insistindo com nossos leitores para que aproveitem os pontos acumulados do cartão de crédito, mas uma dúvida persiste: qual é o melhor programa de milhagem? O Multiplus, vinculado à companhia Tam, e o Smiles, que foi criado pela antiga Varig e agora está nas mãos da Gol, são as principais opções disponíveis para os clientes. Além da possibilidade de resgate de passagens aéreas, eles também oferecem catálogos de produtos e serviços.

Assim, fica bem mais fácil aproveitar os pontos mesmo que você não consiga juntar a pontuação necessária para aproveitar as milhas.

Como Funciona?

Quando usamos o cartão de crédito, acumulamos pontos nos programas específicos oferecidos pelos bancos. Alguns já contam com o resgate de passagens próprio, como é o caso do Itaú e do Santander. Em outros, o cliente precisa transferir obrigatoriamente a pontuação acumulada para os programas de milhagem tradicionais. Essa solicitação é feita junto ao banco. Para tanto, é necessário ter um cadastro no programa de destino. Também é preciso que o banco tenha parceria com a empresa, mas quase todos permitem a transferência para Multiplus ou Smiles.

Milhas Aéreas

Conheça os principais programas de milhas aéreas

Qual É Melhor?

É bastante difícil afirmar que um programa é melhor que o outro porque isso depende muito da rotina de quem usa. Você certamente vai encontrar defensores do Multiplus ou do Smiles, assim como usuários insatisfeitos com ambos.

O mais comum é a afirmação de que o Multiplus tem menos promoções, o que dificulta o resgate dos pontos, enquanto o Smiles oferece mais preços promocionais. Por outro lado, se enfatiza bastante a maior qualidade dos serviços em voos da Tam, o que nem sempre acontece com a Gol. Como você pode notar, essas são afirmações bastante relativas. Quem é cliente de ambos os programas afirma que há vantagens e desvantagens nos dois programas.

O resgate de passagens na Tam segue um padrão mais constante. De um modo geral, o cliente precisará de 10 mil pontos para trechos nacionais. Isso é diferente no Smiles, porque há promoções e muitas variações. A constância pode parecer ruim em comparação aos valores promocionais, mas, em certa medida, isso facilita o resgate. O que costuma acontecer com o Smiles, falando por experiência própria, é uma maior dificuldade para resgatar trechos sem promoção. Assim, quem quer viajar para um destino específico fica a mercê dessas oscilações no preço.

Um ponto positivo para o Smiles é que, com planejamento, fica fácil aproveitar bons preços, algo mais complicado no Multiplus. Para quem não costuma ter tempo para planejar, o programa da Tam pode ser a melhor opção.

Conclusão

Em resumo, não existe um programa melhor que o outro. Antes de aderir a qualquer um deles, vale a pena conferir o que dizem os usuários em blogs e fóruns na internet. Dessa forma, você poderá descobrir qual experiência é mais compatível com o seu perfil de viajante. Existem também as preferências pessoais, que são muito diferentes. O ideal é levar em consideração qual são suas expectativas. Leia bastante, observe as vantagens e desvantagens, veja quais são os parceiros do seu cartão e procure fazer uma escolha consciente! Ah, e não se esqueça que existem outras formas de resgate como o Dotz e a TudoAzul.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Smiles ou Multiplus: Qual É Melhor?