Quais São os Documentos Necessários Para Pedir um Cartão?

Na hora de solicitar um cartão de crédito, são exigidos documentos que facilitam o cadastro e a análise de crédito. Cada instituição financeira procede de uma maneira. Por isso, a documentação pode variar dependendo do cartão escolhido.

Na maior parte dos casos, no entanto, são solicitados 4 tipos de de documento: identidade, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência. Saiba quais documentos são aceitos e veja outras informações importantes para efetivar a proposta de solicitação de um cartão de crédito.

Documento de Identificação Com Foto

Um dos documentos costumeiramente solicitados é a carteira de identidade. Além dela, também são aceitos outros do documento de identificação com foto, como a carteira de trabalho (CTPS), carteira de motorista (CNH), carteira militar (emitida pelo Ministério da Defesa) ou carteira profissional emitida por órgão reconhecido. Esses documentos, quando for o caso, devem estar dentro da validade. A foto deverá ser atualizada. Documentos não oficiais, mesmo com foto, geralmente não são aceitos.

Solicitar Cartão

Conheça os documentos necessários para fazer um cartão de crédito

CPF

Hoje em dia o cartão do CPF não é mais emitido. Assim, você poderá informar apenas o número caso não tenha o cartão. Documentos como a certeira de identidade, a carteira de motorista e a carteira de trabalho pode conter o número, o que facilita bastante as coisas. Como o número do CPF pode ser consultado pela financeira, não tem problema se apenas o número for apresentado.

Comprovante de Residência

São aceitos como comprovantes de residência as contas de luz, água e telefone, bem como cobranças de cartão. Elas devem ser emitidas no nome do solicitante. Dependendo do caso, o banco ou financeira poderá aceitar o comprovante em nome de pai ou mãe, desde que o parentesco seja comprovado pela documentação. Se você não tem nenhum comprovante em seu nome, será necessária uma declaração do titular do documento afirmando que você mora com ele. O ideal é que essa declaração seja registrada em cartório. Outro ponto importante é atualidade do comprovante. Normalmente são aceitas contas com data relativa aos últimos 3 meses,mas quanto mais atual melhor.

Comprovante de Renda

A comprovação de renda para solicitação de cartões pode ser negociada. Existem, inclusive, bancos e financeiras que não solicitam esse comprovante. O ideal é conferir, antes de enviar a documentação, quais são os comprovantes aceitos. Os melhores são os contracheques dos últimos 6 meses.  A instituição financeira também aceita carteira de trabalho, extrato bancário e outros documentos semelhantes. Para pessoas casadas, é bastante comum que a renda do cônjuge seja aceita na comprovação. Tudo isso deve ser consultado com a responsável pela emissão do cartão.

Como É Feita a Entrega dos Documentos?

Se a solicitação está sendo feita diretamente na agência, você poderá apresentar os originais e cópias pessoalmente, conforme a exigência. Para as propostas feitas pela internet, o procedimento de envio varia. Alguns bancos pedem para que o cliente compareça até a agência para apresentar os documentos. Outros permitem o envio por e-mail ou fax. Algumas ferramentas modernas possibilitam o envio até pelo celular. Assim, você deverá verificar qual é o sistema usado pela adminstradora do cartão desejado.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Quais São os Documentos Necessários Para Pedir um Cartão?