Posso Pagar Minha Fatura Com Outro Cartão de Crédito?

Quem assiste a série Two and a Half Men deve se lembrar do episódio em que Alan Harper começa a pagar um cartão de crédito com outro, tentando se ver livres das dívidas. Veja a cena:

A maior parte das pessoas já se viu em situação semelhante. Mas será que é possível usar um cartão de crédito para pagar o outro?

Pagamento da Fatura

Cartão de Crédito

Cartão de Crédito

Alguns cartões de crédito permitem o pagamento de contas, incluindo a boleta de outro cartão. Isso quer dizer que podemos sim usar um cartão para pagar a fatura do outro, mas não indefinidamente, como vimos no vídeo. No entanto, o fato desse esquema ser possível não significa que ele seja uma boa opção para o consumidor. Na maior parte das vezes, adiar o pagamento da fatura pode acumular a dívida e torná-la ainda mais pesada no mês seguinte.

Vantagens e Desvantagens

Pagar a fatura de um cartão pode ser vantajoso em algumas situações, desde que o usuário tenha plena consciência do que está fazendo e não se esqueça de a dívida apenas foi “empurrada” por alguns dias. Em uma situação de arrocho financeiro, a estratégia é uma solução válida se as tarifas cobradas pelo pagamento de contas forem inferiores às de um empréstimo ou outra forma de obtenção do valor necessário para o pagamento. A dica é comparar os juros praticados pelas diferentes linhas de crédito e conferir qual é a melhor opção.

Outra vantagem que pode surgir é o acúmulo de milhas usando vários cartões. Os bancos, porém podem não permitir que essa estratégia funcione ou cobrar taxas extras que desestimulam a prática.

Dicas Importantes:

  • Taxas extras podem ser cobradas ao pagar contas e faturas com seu cartão;
  • Esse tipo de medida não deve, de maneira alguma, ocorrer com frequência. Essa é uma estratégia que só serve em situações de emergência;
  • Adiar a dívida exige planejamento para que você consiga quitá-la passado o prazo;
  • Ter mais de um cartão de crédito pode prejudicar sua vida financeira se não houver muito rigor no controle de gastos;
  • Fique sempre atento a todas as cobranças envolvidas nos serviços financeiros ligados ao cartão;
  • Caso você tenha algum dinheiro guardado, é sempre melhor usá-lo para o pagamento dos débitos em vez de recorrer a empréstimos ou financiamentos.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Posso Pagar Minha Fatura Com Outro Cartão de Crédito?