Posso Cancelar Meu Cartão se Tiver Dívidas?

Se você se enrolou com o cartão de crédito e fez muitas dívidas, uma solução pode ser o cancelamento. Porém, muitas empresas insistem em dizer que não é possível fazer o cancelamento com dívidas existentes.

É comum que as empresas de cartões de crédito dificultem o cancelamento, pois não querem perder o cliente. Mas se você realmente acha que o cancelamento é a melhor solução, saiba que mesmo tendo dívidas, é um direito seu cancelar o seu cartão de crédito.

O que fazer?

Primeiramente você deve enviar uma carta ao banco solicitando o cancelamento. Envie a carta por correio junto com um Aviso de Recebimento (AR – um serviço dos Correios). O Aviso de Recebimento é muito importante, pois é sua garantia legal de que a carta foi enviada ao banco, contendo a data do pedido de cancelamento. Peça ao banco que lhe dê uma resposta em 10 dias.

cancelar cartao

É possível cancelar o cartão de crédito, mesmo com dívidas

Se você não tiver esta resposta em até 10 dias, poderá entrar com uma ação judicial pedindo o cancelamento do contrato na Justiça. Os juros não poderão mais ser cobrados depois que o banco receber o AR, a não ser os juros de mora na porcentagem de 1% ao mês mais a correção monetária (calculada pelo IGPM).

Com a abertura do processo na Justiça, será marcada uma audiência, onde o banco lhe oferecerá uma proposta para pagamento, com prazos, descontos e parcelamentos. Esse pagamento deve caber em seu bolso. Caso a proposta seja abusiva e não houver condições para o pagamento, você pode recusar.

Para que seu nome não vá para o SPC ou Serasa durante o processo, você pode pedir ao juiz responsável pelo caso que lhe dê um limiar impedindo que a empresa faça tal solicitação. O juiz pode ou não conceder esta limiar.

Para evitar este tipo de transtorno, evite o descontrole com o cartão de crédito. Faça compras conscientes!

 

Postado por Fabiana. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Posso Cancelar Meu Cartão se Tiver Dívidas?