Por Que Meu Cartão Foi Cancelado?

Quando utilizamos o cartão de crédito, esperamos que ele realmente funcione, mas isso nem sempre acontece. Muitas pessoas, inclusive essa que vos escreve, já passaram pelo constrangimento de tentar usar o cartão para pagar algo e se deparar com uma mensagem de erro. Esse tipo de problema pode ocorrer devido a vários fatores, como problemas na máquina de cartão. Mas a dor de cabeça se torna ainda maior quando você descobre que o cartão simplesmente foi cancelado. Será que o banco pode fazer isso? Entenda um pouco mais sobre a questão.

Cancelamento do Cartão

O cartão de crédito é regido por um contrato firmado entre o usuário e a instituição financeira responsável pela sua emissão. Esse contrato deve especificar em quais situações o cartão poderá ser cancelado por ambas as partes, sem cláusulas abusivas, obviamente.

De um modo geral, os contratos tratam do cancelamento em algumas situações como: restrições no nome do titular, débitos pendentes com o banco ou em casos de indício de fraude. Porém, independente da justificativa, é obrigação da instituição comunicar previamente o usuário justamente para que não aconteçam situações constrangedoras.

Cartão Cancelado

Entenda quais são as causas do cancelamento do cartão

Por Que Meu Cartão Foi Cancelado?

Como comentamos, os motivos para que o cartão seja cancelado são muitos. Há alguns anos, quando descobri que o meu cartão havia sido cancelado, descobri na agência que o problema era uma suspeita de fraude. A fraude nunca se concretizou, o banco reabilitou o meu cartão e eu acabei deixando por isso mesmo, apesar de ter ficado bastante envergonhada quando tentei usar a forma de pagamento e não consegui.

Lendo na internet as queixas de outros usuários, observei que muitos tiveram o cartão cancelado sob alegação de restrições no nome. Em um dos casos mais absurdos, a consumidora relata que o cartão foi cancelado e o atendimento telefônico do banco se recusou a explicar qual era o problema. Somente depois de ir a uma agência ela descobriu que o cancelamento se devia a uma restrição que ela nunca teve.

Quem passa por uma situação semelhante precisa procurar o banco para tentar resolver a situação. Porém antes, vale a pena conferir alguns problemas que podem ser a causa:

  • Veja se o seu cartão não passou da data de vencimento (impressa na parte posterior);
  • Verifique se não existem faturas ou tarifas pendentes;
  • Tenha certeza de que nenhum outro cartão foi enviado para a sua casa.

Para saber mais, sugerimos a leitura do artigo Cartão Cancelado ou Bloqueado – O Que Fazer?.

Como Solucionar o Problema?

Antes de procurar um órgão de proteção ao consumidor ou mesmo a justiça, é fundamental tentar solucionar o problema diretamente com o banco. Ligue para a central de atendimento ou vá direto à agência. Procure descobrir qual foi a causa do cancelamento e, se houver algum erro, veja o que deve ser feito para que ele seja corrigido.

Uma dica importante é procurar o seu contrato de adesão para ver quais são as cláusulas relativas ao cancelamento. Se for o caso, procure um advogado para que ele verifique se os termos não são abusivos (algo mais comum do que a gente imagina). Havendo real necessidade, vá até o Procon para tentar resolver de vez o problema.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Por Que Meu Cartão Foi Cancelado?