O Que Fazer Com o Cartão Vencido?

Não são só as praticidades como forma de pagamento que fazem com que os cartões venham substituindo o dinheiro. Há também uma questão de sustentabilidade envolvida, já que o plástico é bem mais durável e resistente, podendo substituir o uso de uma infinidade de notas. O problema é o que fazer com os cartões de crédito depois que eles perdem a validade, já que o simples descarte pode ser bastante inseguro. Por isso, hoje vamos explicar o que você deve fazer com o seu cartão de crédito ou débito quando ele não servir mais para pagamentos.

Cartão Vencido

Todos os cartões de crédito e débito tem uma data de validade. Eles duram, em média, 5 anos, havendo alguns cartões com validade de 3 anos. A data de vencimento fica impressa na parte frontal do cartão da seguinte forma: mm/aa. Assim, se a validade do seu cartão vai até 9/16, isso quer dizer que ele vencerá em setembro do ano que vem.

Depois que o cartão vence, os bancos e administradoras geralmente enviam automaticamente um novo cartão para o cliente. Já tratamos sobre o tema no artigo Meu Cartão Venceu – O Que Fazer?, onde você pode encontrar informações sobre o processo de troca dos cartões. Depois que a substituição é feita, as empresas recomendam que você inutilize totalmente o cartão vencido para que ele não seja usado em fraudes e clonagens.

O cartão vencido deve ser cortado

O cartão vencido deve ser cortado

Um Cartão Vencido Pode Ser Usado?

Em tese não, já que o sistema exclui os cartões que já passaram da data de vencimento. No entanto, golpistas podem usar o cartão vencido para fraudar um novo cartão ou simplesmente obter informações financeiras daquele cliente. Assim, depois da data de validade você não conseguirá fazer compras, saques ou pagamentos, mas o cartão contém informações valiosas e deve ser resguardado por questões de segurança.

Importante: o cartão vencido só deve ser descartado depois que o cliente já tiver recebido um novo cartão.

Devo Jogar o Cartão Fora?

Não tem porque guardar o cartão vencido, a não ser que você vá utilizá-lo para algum fim criativo. Se esse não é o caso, o ideal é jogá-lo fora, mas antes ele precisa ser totalmente inutilizado. Nos cartões com tarja magnética, deve-se usar um objeto pontiagudo para riscá-la de fora a fora, evitando assim que sejam feitas leituras indevidas das informações ali contidas.

Depois disso, o cartão deve ser dobrado em várias direções para que se quebre. Como eles são resistentes, você pode usar alguma ferramenta para ajudar nessa tarefa, como uma tesoura. Picotar o cartão é uma boa maneira de evitar que os dados sejam usurpados pelos golpistas. O ideal é que não seja possível remontar o cartão depois que ele for picado. As informações mais relevantes, como nome, número do cartão e conta devem ser o totalmente destruídos.

Por fim, o cartão deve ser jogado fora. Os bancos geralmente recebem os cartões sem uso para que sejam devidamente reciclados sem interferir na segurança do cliente. Essa é a melhor forma de descartá-lo se você quiser evitar fraudes e golpes futuros.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “O Que Fazer Com o Cartão Vencido?