O que é um Cartão Espelho?

Você já ouviu falar em “cartão espelho“? Esse tipo de produto costuma ser oferecido em ocasiões especiais, como foi a Copa do Mundo ou as Olimpíadas de 2016. Existem também situações em que os bancos disponibilizam um cartão espelho menos chamativo para aumentar a segurança dos clientes que possuem cartões Black e Infinite. Recentemente, o Banco do Brasil lançou um cartão espelho especial para compras online: o Ourocard-e. Mas afinal, o que é um cartão espelho? Como ele funciona? E quais são as suas vantagens?

Entendendo o cartão espelho

O cartão espelho, como o próprio nome indica, é uma espécie de cópia do cartão original. Isso quer dizer que ele não é, na verdade, um outro cartão. Atualmente o Bradesco está disponibilizando uma versão comemorativa para as Olimpíadas. Assim, os clientes que já possuem um cartão de crédito do banco podem solicitar um cartão espelho com o design especial da edição comemorativa. Isso quer dizer que esse segundo cartão tem os mesmos dados do cartão original. A única diferença está na apresentação, como imagens relativas ao evento que acontecerá no Rio.

A função do cartão espelho menos chamativo é praticamente a mesma. O cliente que possui um cartão de crédito do tipo exclusivo pode ser mais visado para golpes e até mesmo roubos. Por isso, alguns bancos oferecem um cartão opcional mais simples, como é o caso do Santander Unlimited Mastercard Black. Esse segundo cartão pode ser usado em situações em que o risco é maior, como em viagens ou compras feitas na rua. Assim, o usuário fica mais protegido e as despesas feitas com o cartão são cobradas na mesma fatura, de forma prática.

Cartão comemorativo

Cartão espelho comemorativo da Copa do Mundo 2014

O cartão virtual do Banco do Brasil é um pouco diferente, porque o banco gera um número provisório de cartão para ser usado em compras online. Dessa forma, o cartão espelho tem dados diferentes, mas a cobrança segue unificada em uma mesma fatura. Com o número provisório, as compras se tornam mais seguras porque um golpista que tenha acesso aos dados não conseguirá utilizá-lo após o período de liberação definido pelo usuário.

Fatura e Cobrança

Como podemos notar pelos exemplos anteriores, mesmo havendo dois ou mais cartões, a vinculação ao titular é a mesma. Por isso, os gastos feitos com um cartão espelho são inseridas na mesma fatura do cartão original.

Vamos supor, por exemplo, que um usuário do Santander Unlimited Mastercard Black faça compras no valor de R$2 mil em seu primeiro cartão e mais R$1 mil no cartão espelho durante o período de um mês.  Depois do fechamento, a fatura irá incluir esses dois valores, independente do cartão que foi utilizado. O mesmo acontece com o Ourocard-e ou com os cartões espelhos comemorativos porque, de fato, o cliente possui somente um contrato de adesão.

Com relação aos custos do cartão espelho, cada banco tem suas próprias regras. É possível que haja uma cobrança pela emissão, mas esses cartões não possuem uma outra taxa de anuidade. Os juros em caso de atraso ou não pagamento são os mesmo do cartão original.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “O que é um Cartão Espelho?