O que é Tarifa de Adiantamento a Depositantes?

Débitos na conta corrente são motivo de dúvidas para muitos clientes. Em alguns momentos, podem aparecer alguns débitos inesperados e, muitas vezes, que nem sabemos o motivo. Entre as reclamações de clientes sobre esse tipo de débito, o principal alvo é Tarifa de Adiantamento ao Depositante.

Muitos clientes se deparam com esta cobrança no seu extrato bancário e não sabem o motivo. Bom, esta tarifa é cobrada quando o banco faz um “adiantamento” a seu cliente, ou seja, um empréstimo para pagar alguma outra dívida. Normalmente, essa cobrança ocorre quando o limite da conta bancária é excedido (cheque especial). Esse serviço gera a cobrança de IOF e juros. E se na data de cobrança dos impostos e juros o cliente não tiver saldo suficiente para cobrir, o banco cobre esta despesa, cobrando do cliente no próximo mês a polêmica Tarifa de Adiantamento ao Depositante.

tarifa de adiantamento depositante

Fique atento às suas contas e evite o pagamento da Tarifa de Adiantamento ao Depositante

Como Fugir da Cobrança?

Tarifa de Adiantamento ao Depositante tem gerado muitas dúvidas, polêmicas e reclamações, por isso vem sendo muito estudada e analisada por especialistas, pois segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor) esta taxa é considerada abusiva.

Mas por enquanto os bancos continuam autorizados a fazer a cobrança. Por isso, a melhor forma de evitar esse gasto é depositar na data certa o valor utilizado pelo cheque especial e também os valores cobrados de IOF e juros. Esses valores são disponibilizados no extrato do cliente.

O Valor da Tarifa de Adiantamento ao Depositante

O valor cobrado pelo “empréstimo” não depende dos dias utilizados nem do valor emprestado. A Tarifa de Adiantamento ao Depositante tem um valor fixo, estipulado por cada banco. Esse valor varia entre 10 e 50 reais, de acordo com o banco.

A tarifa não pode ser cobrada mais de uma vez em menos de 30 dias. Caso ocorra mais de uma cobrança, você pode reclamar como SAC do seu banco.

Postado por Fabiana. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “O que é Tarifa de Adiantamento a Depositantes?