O que é cartão de crédito consignado?

Você já ouviu falar em crédito consignado? Essa modalidade foi criada há alguns para estimular a oferta de crédito no Brasil. Para tornar o empréstimo mais seguro para as instituições financeiras, o valor das prestações é debitado do salário, aposentadoria ou benefícios de quem solicitou o dinheiro. Assim, é possível que os juros sejam reduzidos sem que o risco de endividamento se torne maior.

Juntamente com o crédito consignado também foi criado um cartão de crédito. Ele funciona de modo parecido e facilita a vida de quem tem uma renda fixa. O grande diferencial são as taxas menores, além de outros benefícios. Em relação a outros cartões disponíveis no mercado, o consignado pode ser a opção mais em conta. Veja alguns dos produtos disponíveis:

Dica: clicando nos links você pode visualizar mais informações sobre estes cartões e descobrir como solicitá-los.

O Pan Consigando é uma das opções do mercado

O Pan Consigando é uma das opções do mercado

Como funciona o cartão consignado?

De certa forma, o cartão de crédito integra o empréstimo consignado. Dentro da margem disponibilizada conforme sua renda, é possível contratar o empréstimo ou usar o limite do cartão. O limite do cartão pode ser de até 2 vezes o total da renda do solicitante, porém, a parcela não pode ultrapassar o teto de 35% fixado para o empréstimo consignado.

Esse tipo de cartão é oferecido aos aposentados, pensionistas, funcionários públicos e outros trabalhadores que tenham renda fixa. As normas variam de acordo com as especificações de cada banco, mas existem regras estabelecidas pelo Banco Central.

O cartão não pode ter cobrança de anuidade, o que o torna bem interessante. Em contrapartida, parte do valor da fatura é debitado do salário ou benefício. Muitos usuários acabam usando o limite sem pagar o valor total cobrado, o que facilita o endividamento. O ideal, portanto, é não ficar somente no mínimo, arcando com o total da prestação.

Os juros são menores?

Sim, os juros do cartão de crédito consignado são bem menores que os do cartão tradicional. Em média, a cobrança fica entre 2% e 3% para o consignado, enquanto os outros cartões de crédito quase ultrapassam os 10% ao mês.

Para aposentados e pensionistas, os juros mensais são fixados em, no máximo, 2,04% ao mês. As instituições financeiras também cobram juros menores para quem é funcionário público, mas mesmo os servidores privados pode contar com ótimas taxas.

Posso solicitar com o nome sujo?

Outro grande atrativo do cartão de crédito consignado é a possibilidade de solicitação por quem está com o nome sujo. Como os bancos tem certa garantia de recebimento, o consignado permite os juros menores e a liberação para restritos.

Mesmo assim, vale a pena tomar alguns cuidados. Se você já possui dívidas, o uso do cartão pode prejudicar mais do que ajudar. É sempre bom buscar meios de quitar o que for devido antes de contrair novas dívidas. Lembre-se também que o empréstimo consignado pode ser uma opção mais interessante caso você precise cobrir débitos com cartão de crédito ou cheque especial.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “O que é cartão de crédito consignado?