O cartão da poupança funciona no crédito?

Muita gente prefere ter uma conta poupança que uma conta corrente. Isso acontece por uma razão simples: a conta poupança, além de oferecer tarifas menores, ainda garante a rentabilidade do saldo depositado mensalmente.

A conta poupança pode sim ser a melhor opção, mas o correntista deve avaliar todos os serviços que ele pretende utilizar e o que fica disponível para quem tem apenas a caderneta.

De modo geral, a conta poupança é mais restrita, ainda que possibilite ao cliente transações mais simples e acesso a algumas linha de crédito. Com uma conta corrente, você nem sempre conseguirá um cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Também é possível que o banco não disponibilize folhas de cheque e outros serviços bancários.

Cartão da Poupança

Quando você abre uma conta poupança, o banco deve emitir um cartão magnético para movimentação do saldo. Assim, se você quiser, por exemplo, sacar o dinheiro aplicado, basta ir até um caixa eletrônico com o seu cartão e fazer a retirada sem qualquer dificuldade.

O mais comum é que os bancos emitam esse cartão com uma bandeira para uso na função débito. Com isso, é possível fazer também pagamentos com desconto diretamente em seu saldo. Para tanto, basta ir em um estabelecimento que aceite aquela bandeira, apresentar seu cartão e confirmar a cobrança por meio da senha. O valor será descontado de seu limite disponível na conta poupança na mesma hora.

Se seu cartão da poupança tem, por exemplo, a bandeira Visa Electron, isso significa que você poderá fazer compras no débito em estabelecimentos parceiros Visa. Já para cartões com bandeira Mastercard Maestro, fica disponível o pagamento no débito na rede credenciada Mastercard.

Itaucard

Cartão Itaucard com bandeira Mastercard Débito

Pagamento no Crédito

Muita gente pensa que esse cartão da poupança, por ter uma bandeira, também poderá ser usado como um cartão de crédito, mas não é bem assim que funciona.

É preciso ter em mente que o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo. Dessa forma, os bancos nem sempre estão dispostos a emprestar dinheiro para todos os clientes. Muitas vezes, quem quer um cartão de crédito vinculado à conta poupança precisa ir até o banco e solicitar uma análise de crédito. A partir daí, caso seja aprovado, o banco emitirá um novo cartão com a função crédito disponível.

Somente com a função crédito desbloqueada você poderá fazer pagamentos em lojas e outros estabelecimentos usando o prazo de 40 dias e as condições especiais de parcelamento. Nos pagamentos no débito, não há prazo nem possibilidade de dividir o valor da compra.

Outro detalhe importante é que o cartão da poupança nem sempre pode ser usado para compras feitas pela internet. O que geralmente acontece é que para comprar online usando o cartão você precisa usar a função crédito. Apenas alguns sites permitem o pagamento no débito, conforme a bandeira e o banco.

Dica: se você deseja ter um cartão de crédito, talvez valha mais a pena abrir uma conta corrente. Converse com o gerente sobre as possibilidades antes de solicitar a abertura da conta. Também existem várias opções sem conta, como o NUBank.

Cartões Múltiplos

Existe uma modalidade de cartão de crédito chamada múltiplo. Em um único cartão é possível agregar mais de uma função no mesmo plástico como débito, crédito e movimentações bancárias. Estes cartões são ligados, normalmente à contas correntes, mas poderão estar disponíveis para contas poupanças em algumas situações específicas.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “O cartão da poupança funciona no crédito?