O Banco Pode Diminuir o Limite do Meu Cartão de Crédito?

Você já passou pelo constrangimento de tentar pagar uma compra com o cartão de crédito e descobrir que não tem limite suficiente? Essa é uma situação comum, mas, de modo algum, pode ser provocada pela administradora do cartão. O que acontece, muitas vezes, é que a empresa decide diminuir o limite de crédito do cliente. A prática não é ilegal, desde que o usuário seja comunicado da mudança de forma clara.

Só que essa exigência nem sempre é respeitada. Vários consumidores se queixam de que o banco reduziu o limite sem avisar nada. Quando isso ocorre, o cliente é prejudicado porque tentar usar a forma de pagamento e não consegue. Se o problema não for satisfatoriamente resolvido pela empresa, a justiça pode decidir por uma indenização.

Qual é o meu limite de crédito?

O limite de crédito corresponde ao valor total liberado pela instituição financeira para determinado cliente. Para decidir a quantia, é feita uma análise do risco de crédito, baseada na renda do cliente, no seu histórico financeiro e em outros fatores que podem interferir na capacidade de pagamento da dívida.

Limite de Crédito

Conheça o limite de crédito do seu cartão

Em tese, a definição do limite precisaria ser rigorosa, mas o que acontece é uma concessão de crédito desmedida. Pessoas que não têm renda suficiente conseguem cartões com limite muito alto. Porém, quando o uso da forma de pagamento se torna descontrolado, a financeira fica temerosa de um endividamento.

A redução do limite quase sempre ocorre nessas situações. Caso o cliente passe por alguma mudança em seu perfil financeiro, como a perda do emprego ou uma queda na renda mensal, a instituição financeira também pode optar pela redução. Como o limite depende da análise, ele pode sim ser alterado.

O que fazer?

Se o banco ou financeira reduziu o seu limite do cartão, o primeiro passo é tentar resolver o problema diretamente com a empresa. Procure saber quais foram os motivos da mudança. Se você não teve qualquer tipo de alteração em sua renda, argumente e tente enviar comprovantes atualizados para a administradora.

Se a situação não for solucionada ou se você não tiver recebido nenhum comunicado da empresa, você poderá procurar um órgão de proteção ao consumidor, como o Procon. Dependendo do caso, pode caber uma ação judicial contra a empresa com solicitação de indenização por danos morais. Isso deve ser averiguado no órgão pertinente.

Outra opção é solicitar o cancelamento do cartão de crédito e procurar outra empresa que ofereça um limite de crédito maior. Com a concorrência tão grande, várias administradoras disponibilizam cartões com um bom limite e até mesmo sem anuidade para atrair novos clientes. Pesquise em nosso blog para conhecer as melhores opções.

Importante: as compras parceladas são descontadas em seu valor total do limite. Assim, a quantia poderá ficar comprometida caso você tenha muitos parcelamentos. Antes de entrar em contato com a administradora do cartão, verifique em sua fatura se o problema não foi causado pelo comprometimento do limite. Nesse casos, é preciso ir quitando as prestações mensalmente para liberar o limite de crédito para novas compras. Fique de olho!

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
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