Número do Cartão, Data de Validade e Código de Segurança

As compras pela internet, por meio do cartão de crédito, estão cada vez comuns. Se você é adepto a essa modalidade, deve ter observado que está cada vez mais frequente a necessidade de se inserir informação que comprovem a autenticidade do comprador. As informações incluem número do cartão, data de validade e código de segurança do cartão de crédito, para a confirmação de uma transação.

Esses dados são importantíssimos, porque ajudam a reconhecer a autenticidade do cartão e a legitimar a figura do comprador. Tudo isso, porque está cada vez mais alto, não só o número de vendas, mas também o de fraudes, por meio da das compras realizadas pela internet.

Mas você conhece o que é e quais as funções destes itens?

O que é o Número do Cartão

Basta olhar para a parte dianteira do seu cartão para visualizar uma sequências de número impressa. Essa é a principal identificação do seu cartão e é única para cada cartão emitido pelo banco. Nos cartões Visa, Mastercard e Elo, a sequência numérica é composta por 16 dígitos. Já nos cartões da American Express, são apenas 15 dígitos. E nos nos cartões Diners, o número de identificação tem 14 dígitos.

Eles são impressos em alto relevo na faceta do cartão e geralmente também aparecem na parte de trás, abaixo da tarja magnética. Exceto em casos de clonagem, nenhum cartão de crédito terá o mesmo número o que faz da sequência uma excelente ferramenta de identificação.

Cartões de Crédito

Cartões de Crédito

Onde olho a data de Data de Validade

Outra informação bastante importante a respeito dos cartões de crédito é a data de validade. Todos eles vencem em algum momento, normalmente em um prazo de 5 anos após a emissão. Assim como o número do cartão, a data de validade é impressa na parte da frente em alto relevo, abaixo da identificação.

A sequência é composta pelo mês e ano de vencimento, como: mm/aa. Sendo assim, se o seu cartão vence em setembro de 2023, estará impresso: 09/23. Após o vencimento, o cartão deixa de ser aceito e é necessário fazer uma nova solicitação junto ao banco, caso um novo não seja entregue até a data do vencimento. Nos casos das compras online, essa informação é usada para certificar que o comprador realmente tem o cartão em mãos e consequentemente teve a intenção de utilizá-lo.

Onde encontrar o Código de Segurança do cartão?

Nas compras pela internet, sempre é solicitado o código de segurança, como forma de impedir fraudes. Também conhecido como Card Security Code (CSC), esse número foi criado especialmente para tornar as transações não presenciais (pelo telefone ou pela internet) mais seguras.

Dependendo da bandeira do cartão, esses dígitos estarão impressos em lugares diferentes do seu plástico. Nos cartões Visa, Mastercard e Diners, a sequência possui 3 números e fica impressa em baixo relevo na parte de trás do cartão. Já nos cartões Amex, o código verificador tem 4 dígitos e fica localizado na frente.  O código também tem nomes diferentes nessas operadoras:

  • Mastercard – CVV2 (Card Verification Value2)
  • Visa – CVC2 (Card Validation Code2)
  • Diners e Amex – CID (Card Identification Number)

Em alguns casos onde não há uma sequencia numérica impressa, o código a ser utilizado são os três últimos algarismos do seu cartão na ordem direta ou inversa.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Número do Cartão, Data de Validade e Código de Segurança