Gold ou Platinum: qual é a diferença entre os cartões?

Na hora de escolher um cartão de crédito é comum que o consumidor tenha dúvidas sobre o melhor tipo disponível no mercado. A maior parte das empresas oferecem os seguintes modelos: Nacional, Internacional, Gold, Platinum, Infinite e Black. Cada um desses cartões possui benefícios diferentes, que podem atender usuários com diferentes perfis. O ideal, portanto, é escolher aquele que melhor se adeque às suas necessidades.

Platinum ou Gold

Os cartões do tipo Gold e Platinum estão entre os mais solicitados porque oferecem boas vantagens aos clientes. A diferença está, sobretudo, nesses benefícios. O Cartão Gold é um cartão de aceitação internacional. Dependendo da bandeira e do banco, ele pode contar com seguros e serviços de assistência, principalmente durante viagens internacionais. Os custos do cartão são intermediários, ou seja, ele não tem uma anuidade muito cara, mas pode custar mais que um simples Cartão Internacional.

Em termos de custos e benefícios o Cartão Platinum está um nível acima do Gold. Para o cliente, isso significa uma quantidade maior de seguros, serviços de assistência, parcerias com outras empresas. Também é comum que esses cartões ofereçam melhores condições no acúmulo de pontos e milhas devido a uma taxa de conversão mais alta. Esses benefícios, no entanto, não são gratuitos. A anuidade dos Cartões Platinum geralmente é maior. Os bancos também exigem renda superior para solicitação dessa modalidade de cartão.

Gold X Platinum

Gold X Platinum: exemplo dos cartões Amex

De Olho nas Características do Cartão

Para facilitar a escolha, sugerimos que você esteja atento para as características do produto oferecido pelo banco ou financeira. É fundamental que o cliente observe:

  • Qual é o valor da anuidade do cartão de crédito, pensando no custo-benefício em relação às vantagens disponíveis;
  • Quais são os benefícios daquele cartão especificamente, tendo em mente seu interesse em utilizá-los;
  • A taxa de conversão do programa de recompensas, a forma de resgate dos pontos e o melhor modo para você aproveitar essa vantagem;
  • As vantagens exclusivas oferecidas pela bandeira do cartão, inclusive promoções e programas de recompensas especiais;
  • Qual é a renda mínima exigida para solicitação do cartão junto ao banco;
  • A possibilidade de negociação para redução dos juros, anuidade e outros encargos cobrados pelas instituições financeiras;
  • Quais são suas expectativas sobre o cartão.

Pensando em cada um desses pontos fica mais fácil escolher um produto que atenda às suas necessidades sem pesar demais no bolso.

Qual É Melhor?

Quem tem dúvida entre a solicitação de um Cartão Gold ou Platinum deve primeiro pensar nas exigências de renda. Caso você cumpra os pré-requisitos definidos pelo banco, é hora de refletir sobre as vantagens e desvantagens desses produtos. Como vimos, não há uma grande diferença na funcionalidade dos cartões, já que ambos poderão ser usados internacionalmente.

A questão aqui são os benefícios adicionais, como seguros, serviços de assistência e programas de pontos, em oposição ao custo da anuidade. Se você considera todos esses benefícios adicionais essenciais, talvez valha a pena pagar um pouco mais por um cartão mais completo. Do contrário, o melhor é economizar na anuidade em vez de pensar em vantagens que você pode nem utilizar de fato.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Gold ou Platinum: qual é a diferença entre os cartões?