Existe Diferença Entre as Bandeiras Visa e Mastercard?

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de adquirir seu primeiro cartão: Visa ou Mastercard? Afinal, essas duas empresas lideram o segmento de cartões de crédito internacional. Mas será que faz mesmo alguma diferença?

Primeiro, as pessoas têm que entender que nem Visa, nem Mastercard são emissoras de cartões. Elas apenas operam os cartões, ou seja, permitem o uso de suas tecnologias pelas emissoras, através do que chamamos de bandeira dos cartões. Por isso, a bandeira do cartão não vai interferir nos valores de taxas, anuidade, juros e outras cobranças. Quem cobra estas taxas são as emissoras dos cartões, ou seja, os bancos ou outras instituições que emitem cartões.

Então, por que a dúvida entre as bandeiras Visa ou Mastercard? Bom hoje em dia, esta dicotomia é quase irrelevante, já que a diferença seria, basicamente, a aceitação das bandeiras nos estabelecimentos. Atualmente, praticamente todos os estabelecimentos aceitam as duas bandeiras: Visa e Mastercard. Por isso, esta escolha não faz muita diferença mais.

visa ou mastercard

As Vantagens e Programas de Recompensas

Outro erro é pensar que as vantagens e programas de recompensas baseados em acúmulo de pontos ou milhas de um cartão estão relacionados exclusivamente à bandeira do mesmo. Esses programas, assim como outras vantagens, são oferecidos pelas emissoras dos cartões, e não pelas bandeiras.  Assim, não faz diferença entre Visa e Mastercard, quando se trata de vantagens. Exceção é feita em casos específicos quando estas bandeiras oferecem promoções à seus clientes.

Postado por Fabiana. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Existe Diferença Entre as Bandeiras Visa e Mastercard?