Erro 57: o que fazer quando o cartão está bloqueado?

Ao usar o cartão de crédito ou de débito em uma maquininha muita gente se depara com uma mensagem de erro. Essa situação é bem desconfortável porque o consumidor nem sempre sabe o que está acontecendo exatamente.

Na hora, a primeira ideia que vem à mente é a falta de saldo ou limite disponível, mas existem outras explicações para o problema. O código de erro 57, bastante comum quando o cartão não é aceito, pode se referir a diferentes tipos de bloqueio e cancelamento.

Além dele, existem também outros códigos de erro, como já comentamos aqui no blog. O mais importante é que você entre em contato com a administradora do seu cartão para tentar resolver o problema de forma rápida.

Erro 57 na Máquina de Cartão

As maquininhas funcionam de maneiras diferentes, mas, de um modo geral, a mensagem de erro que aparece com o código 57 é a seguinte: Erro 57: essa transação foi negada. Por favor, contate seu banco para mais informações ou tente com outro cartão de crédito.

Você também pode se deparar com outras notificações como:

  • Transação não autorizada: por favor, verifique os dados digitados. Caso o erro persista, peça para seu cliente entrar em contato com a Central de atendimento do cartão.
  • Transação não permitida ou não autorizada.
  • Transação Não Permitida a esse Cliente.

Independente da mensagem, o erro significa que, por algum motivo, você não conseguirá usar o seu cartão naquele momento. O código diz respeito a bloqueios definitivos ou temporários, então, várias causas podem impedir o uso da forma de pagamento.

O que a mensagem significa?

A mensagem de erro 57 pode aparecer em máquinas da Rede, Cielo e várias outras disponíveis no mercado. Os cartões com bandeira Visa podem ficar indisponíveis para utilização nos terminais que não fazem parte da rede Verified by Visa. Outros problemas também podem levar ao bloqueio, tais como:

  • cartão novo que não foi desbloqueado antes do uso;
  • senha digitada errada várias vezes;
  • suspeita de fraude no uso do cartão por parte do banco;
  • limite do cartão de crédito estourada;
  • solicitação de bloqueio por parte do cliente;
  • cartão vencido.

    Erro 57

    Erro 57: entenda o que ele significa

Como vimos, a própria mensagem de erro já sugere ao usuário do cartão que entre em contato com a empresa responsável. Somente a administradora poderá informar exatamente qual é o problema que está levando ao bloqueio. Sabendo a causa, você poderá tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema e voltar a usar o seu cartão normalmente.

Importante: em alguns casos de bloqueio, o banco é obrigado a entrar em contato para informar o cliente. Se isso não aconteceu e você se sentiu lesado, procure um órgão de proteção ao consumidor em sua cidade.

Como resolver o problema?

A melhor maneira de resolver o problema é entrando em contato com a administradora do seu cartão no número impresso no verso dele. Você também poderá usar os canais de atendimento para verificar seu saldo disponível e outras informações que ajudem a desvendar o problema.

É importante salientar que o comerciante não consegue fazer nada para solucionar o erro. Por mais que a situação seja desagradável, mantenha a calma, ligue para a Central de Atendimento e desista do pagamento naquele momento. Depois, se for o caso, volte à loja com o cartão devidamente desbloqueado.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Erro 57: o que fazer quando o cartão está bloqueado?