Entenda o Número do Seu Cartão de Crédito

Se você possui um cartão de crédito, mas não sabe muito bem para que servem os números e quais são as funções de cada informação contida nele, este artigo é para você. A dica de hoje é para você entender melhor o número do seu cartão de crédito, já que são muitas as informações contidas no plástico, e que nem sempre sabemos o motivo de cada uma delas.

Que tal começar pegando o cartão na carteira e observando todos os dados? De um modo geral, a parte da frente mostra o número do cartão (que pode ser composto de 16, 15 ou 14 números, dependendo da bandeira), nome do portador, data de validade, bandeira e holograma de segurança. Nos casos dos cartões de chip, ele também é visível em ambos os lados do cartão. Então, vamos às explicações!

O Número do Cartão

Como foi dito acima, a quantidade de algarismos contidos no número depende da bandeira que administra o cartão. O número do cartão é composto por 16 algarismos nos cartões Visa e Mastercard, 15 nos cartões American Express e 14 nos cartões Diners. Os números dos cartões são sempre diferentes, ou seja, não existem dois cartões com o mesmo número. Aliás, se houver outro cartão com o mesmo número que o seu, trata-se de um caso de clonagem e deve ser devidamente investigado.

A composição dos números segue um padrão internacional, nem sempre conhecido pelos clientes. Os primeiros 4 dígitos correspondem ao banco e bandeira do cartão. Se o seu cartão se inicia com a sequência 4984, por exemplo, isso quer dizer que ele foi emitido pelo Banco do Brasil e tem bandeira Visa, já que todos os cartões da bandeira Visa têm o seu número iniciado com o dígito 4. Já os cartões iniciados com o número 5 têm a bandeira Mastercard.

Os 6 primeiros dígitos dizem respeito ao banco e bandeira. Os outros 7 números da sequência são relativos ao cadastro do portador junto ao administrador. Por fim, os últimos 3 algarismos correspondem ao código verificador, quase sempre exigido para compras online. Esse número também é impresso no verso do cartão, próximo à tarja magnética. Também é chamado de código de segurança e pode ser solicitado em atendimento referente ao seu cartão na Central de Atendimento. Muito cuidado ao passar os dados do seu cartão. Só passe os dados quando você entrar em contato com a empresa, nunca acredite em ligações ou e-mails que solicitam os seus dados.

Número do Cartão Visa

Veja os números do Cartão Visa

Validade do Cartão

Na parte da frente do cartão também podemos observar a data de validade do cartão. Devemos ficar atentos a esta data, pois se o cartão estiver vencido, ele não poderá ser usado para fazer compras, seja em lojas físicas ou virtuais.

Dicas de Segurança

Como podemos observar, o número do cartão pode ser decodificado em uma série de informações. Por isso, é fundamental tomar cuidados ao informar esses números por telefone, pela internet ou mesmo entre conhecidos. Apenas utilize a sequência em sites totalmente seguros e lembre-se que o cartão nunca deve ser emprestado a amigos e parentes.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Entenda o Número do Seu Cartão de Crédito