É Possível Trocar a Bandeira do Cartão?

Hoje em dia existem no mercado diversas bandeiras de cartões de crédito (Visa, Mastercard, Elo, American Express, Diners Club, entre outras). É comum que os usuários fiquem em dúvida na hora de escolher a sua bandeira. Mas afinal, o que é a bandeira do cartão de crédito?

A bandeira é apenas a responsável pela tecnologia que permite o pagamento através do cartão. As bandeiras não emitem os cartões, assim como não são responsáveis por cobrar taxas, anuidade, juros e fornecer vantagens como programas de recompensas. Essas funções são das emissoras dos cartões, ou seja, os bancos, ou outras instituições.

O que diferencia uma bandeira da outra é a aceitação em estabelecimentos de compra. Hoje em dia, as maiores bandeiras, aceitas em quase todos os estabelecimentos, são Visa e Mastercard. Por isso, quem tem cartões de crédito  Visa ou Mastercard raramente enfrentam problemas com aceitação.

cartao de credito

É possível trocar a bandeira do cartão de crédito?

Porém, algumas outras bandeiras ainda não são aceitas em muitos locais, o que gera desconforto para alguns clientes. Sobretudo as bandeiras mais novas com o Elo e Hiper aquelas diferenciadas como American Express e Dinners.

O Que Fazer?

Se você tem algum problema com a sua bandeira, pode entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito ou diretamente com seu banco, para verificar a possibilidade de troca do cartão. Não é possível trocar somente a bandeira, mas é necessário solicitar um novo.

Quem tem apenas um cartão de crédito, precisa de uma bandeira que seja aceita na maioria dos estabelecimentos, ou pelo menos nos lugares em que você mais compra. Pensando nisso, muitos cartões oferecem uma segunda bandeira de cartão gratuitamente, como no caso dos Ourocards.

Se a troca for aceita pela operadora do cartão, é possível que isso gere custos extras.

Postado por Fabiana. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “É Possível Trocar a Bandeira do Cartão?