Diferença Entre Cartão de Crédito Com e Sem Senha

Hoje fui ao supermercado próximo à minha casa e vi uma cena que eu não via há bastante tempo: a senhora na minha frente na fila precisou mostrar a carteira de identidade e assinar o comprovante da compra com o cartão de crédito. Essa cena vem se tornando incomum porque a maior parte dos cartões de crédito hoje em dia possuem chip e, nesse caso, utilizam senha para a confirmação da compra. Mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo a única forma de confirmar que você era realmente o portador do cartão era assinatura.

Cartões de Crédito Sem Chip

Os cartões de crédito sem chip são lidos por meio da tarja magnética. Por isso eles são passados na maquininha em vez de serem inseridos. Com esse tipo de tecnologia, o cliente precisa assinar o comprovante da compra para confirmar que foi quem fez a transação. Além disso, é necessário confirmar a titularidade do cartão apresentando um documento com foto.

Como muito estabelecimentos não solicitam a apresentação de documento, é comum que outras pessoas utilizem o cartão de crédito em compras, o que facilita fraudes. Por essa questão, os cartões de chip são considerados mais seguros. Ainda assim, é importante enfatizar que o comerciante tem a obrigação de confirmar a transação e a administradora deve conferir a assinatura do comprovante para evitar possíveis golpes. Sem isso, o cliente pode contestar despesas que forem feitas por outras pessoas.

Cartão com chip

Cartões com chip são mais seguros para o usuário

Cartão de Crédito Com Chip

A tecnologia do chip, como comentamos, torna os cartões de crédito mais seguros. Os dados do cliente e do cartão são criptografados no chip, dificultando a clonagem. Além disso, a confirmação do pagamento nos cartões com chip é sempre feita com a inserção de uma senha. A combinação desses dois itens de segurança, o chip e a senha, evitam muitas fraudes e o uso indevido da forma de pagamento.

Para compras com o cartão de chip não é necessária a apresentação de documento de identificação, pois a própria senha pessoal serve como confirmação da titularidade. Justamente por isso é fundamental que o usuário mantenha o sigilo da senha, que não deve ser passada para outras pessoas nem ser escrita no próprio cartão.

Não Tenho ou Esqueci Minha Senha

Se você recebeu um cartão com chip e não criou uma senha para ele, é necessário entrar em contato com administradora para que a senha seja criada. A mesma recomendação vale para quem esqueceu a senha. O ideal é ligar para o número inscrito atrás do cartão e conversar diretamente com o atendente caso não haja opções no menu para solução do problema.

Dicas Importantes

  • Se você tem um cartão de crédito sem chip, vale a pena entrar em contato com a administradora e verificar se eles já emitem cartões com chip;
  • Ao criar sua senha, evite sequências fáceis como datas de aniversário e números de telefone;
  • Nos cartões múltiplos, que funcionam tanto no débito quanto no crédito, a senha é a mesma para todas as funções;
  • Nas compras no débito, sempre é solicitada a senha, independente do cartão ser de chip ou não.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Diferença Entre Cartão de Crédito Com e Sem Senha