Débito ou Crédito: Qual É Melhor?

A gente sempre fala aqui no blog sobre as vantagens e características dos cartões de crédito. Mas será que é melhor comprar no crédito que no débito? Essa é uma questão que passa pela cabeça de muitos consumidores. Porém, é importante salientar que ambas as formas de pagamento têm vantagens e desvantagens.

O ideal é conhecer bem as duas funções e escolher aquela que melhor atende às suas necessidades. A melhor escolha pode depender da hora e momento da compra, além, é claro, dos benefícios que elas podem trazer.

Pagamento no Débito

O pagamento com o cartão de débito praticamente substituiu o uso do dinheiro. Ao invés de ir no banco e sacar as notas necessárias, o comprador tem a possibilidade de usar o cartão e ter o valor debitado automaticamente da conta corrente.

Uma das principais vantagens do débito é a segurança, já que o consumidor não precisa andar com grandes quantias de dinheiro no bolso. Há também a praticidade de comprar sem necessidade de troco.

Nessa modalidade de pagamento, não há cobrança de juros, mas os bancos podem cobrar tarifas pelas operações feitas com o cartão. O usuário também deve ficar de olho para não exceder o saldo disponível em conta e entrar no cheque especial – que tem as taxas mais altas do mercado.

Pagamento no Crédito

O cartão de crédito é bem diferente do de débito, ainda que muitas vezes eles estejam disponíveis no mesmo “plástico” quando o cartão tem função múltipla.

Na função crédito, o banco empresta o dinheiro ao comprador, dando um prazo para que ele pague por suas despesas. O valor gasto em determinado período é cobrado em uma data única, com todos os gastos discriminados na fatura do cartão, enviada ao cliente por meio virtual ou pelos Corrreios.

O diferencial do crédito, em relação ao débito, além do “limite de empréstimo pré aprovado” é que você não precisa ter todo o dinheiro disponível no momento da compra. As instituições financeiras oferecem opções como as compras parceladas (com ou sem juros) e o crédito rotativo. Em ambos os casos, o comprador deve estar atento às tarifas cobradas, que podem ser bem altas.

Dentre os benefícios do cartão de crédito, podemos destacar o prazo de até 40 dias para pagar uma compra e a possibilidade de maior controle financeiro através da fatura concentrando seus gastos. Muitos cartões também oferecem serviços extras como seguros e conveniência além das promoções.

A Melhor Escolha

Crédito ou Débito

Crédito ou Débito

A escolha deve levar em consideração todos esses fatores. É possível usar as duas formas de pagamento de modo consciente, sem se endividar e aproveitando os benefícios de ambas.

Para tanto, é preciso acompanhar as despesas e sempre ter em mente a cobrança de tarifas. Em compras parceladas ou de maior valor, o cartão de crédito é uma boa opção. Já para as despesas do dia a dia, o cartão de débito pode ser mais adequado.

Lembre-se também que segundo Medida Provisória, agora o comerciante está autorizado a cobrar preços diferentes para formas de pagamento distintas. O seu poder de negociação e a forma de pagamento utilizada, se débito ou crédito, pode interferir no valor da compra.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Débito ou Crédito: Qual É Melhor?