Cuidado Com o Aplicativo de Recarga Que Clona Cartões de Crédito

Hoje em dia os aplicativos de celular são usados para diversas funções. Porém, a ampla utilização desse recurso não o torna imune de fraudes. Aliás, é justamente por causa da popularidade que estelionatários ofertam aplicativos com o objetivo de usurpar o dinheiro de outras pessoas. Por causa disso, é bom ficar atento com o uso que fazemos do programas para smartphones, lembrando sempre da segurança.

Recarga de Celular em Dobro

Aqui no Brasil os celulares pré-pagos ainda são uma febre. Por isso, a oferta de recarga é uma ótima oportunidade para atrair desavisados para ações golpistas.

Desde 2015, um aplicativo para celular promete recargas em dobro para celulares de todas as operadoras: Claro, Oi, Vivo e Tim. O app, chamado de Recarga Celular garante que os usuários conseguiram recarregar o celular usando o sistema online. Para tanto, é preciso informar os dados do cartão de crédito e aguardar a liberação do saldo.

Porém, o saldo não é liberado. O aplicativo, na verdade, serve apenas para roubar os dados do cartão do usuário. Como todo mundo que já usou um cartão de crédito na internet sabe, basta ter o número do cartão, o código verificar e a data de vencimento para utilizar o limite em qualquer loja. Assim, os golpistas tem acesso a todos os dados necessários para fazer transações em nome de terceiros.

De acordo com o site Infomoney, o aplicativo já foi denunciado mas segue disponível para download. A estimativa é que cerca de 5 mil brasileiros já tenham baixado o app, ficando suscetíveis à fraude. Na parte destinada a comentários na Play Store, vários usuários reclamam que não receberam o crédito no celular.

App Falso

O aplicativo da imagem não é seguro e pode roubar os dados do seu cartão de crédito.

Cuidado Com o Uso do Cartão

As ferramentas de segurança oferecida pelos bancos e instituições financeiras é cada vez maior, mas isso nem sempre é suficiente para deter os bandidos. O que acontece com o aplicativo que comentamos acima é que a forma de utilização se parece bastante com a de sites e até mesmo aplicativos respeitados que realizam transações com cartões de crédito.

Por isso, o consumidor mais desatento pode ser enganado pela promessa de crédito em dobro – ou qualquer outro chamariz usado por estelionatários.

O ideal é sempre tomar muito cuidado quando for digitas os dados do seu cartão de crédito em ambientes virtuais. Vale sempre a pena lembrar que com todos os dados do cartão qualquer pessoa pode fazer compras sem precisar apresentar outros tipos de documento.

Veja algumas dicas:

  • Jamais informe todos os dados do seu cartão em sites ou aplicativos desconhecidos;
  • Antes de utilizar um aplicativo novo, procure ler a opinião de outros usuários e consulte informações em site de reclamações;
  • Desconfie sempre de ofertas muito chamativas, como é o caso do crédito de celular em dobro;
  • E-mails e mensagens enviadas em nome de grandes empresas são bem comuns e podem servir para roubar os dados do seu cartão de crédito;
  • Ao fazer compra, certifique-se que o site é totalmente seguro;
  • Não acredite em todos os aplicativos apenas porque estão disponíveis na loja do seu celular.

Em caso de dúvida, o melhor a fazer é sempre buscar mais informações. Manter o pé atrás com o uso do cartão pode evitar problemas futuros.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Cuidado Com o Aplicativo de Recarga Que Clona Cartões de Crédito