Como Usar o Cartão de Crédito Sem se Endividar

O risco de endividamento com o cartão de crédito é alto, principalmente quando o usuário não sabe exatamente como funciona o meio de pagamento. A palavra crédito quer dizer que alguém, no caso um banco ou financeira, confiou em você e lhe emprestou algum dinheiro. Quando você usa o cartão, o credor quita sua dívida e lhe dá um prazo de geralmente quarenta dias para que o valor seja devidamente pago. Se você atrasar ou só pagar o mínimo da fatura, começa a pagar juros bem altos, conforme o que foi estabelecido em contrato.

Sabendo disso, é muito importante que o cliente utilize seu cartão de crédito com consciência. Desde o momento da escolha do produto até a fatura, tudo deve ser analisado cautela para que a forma de pagamento não se torne uma armadilha financeira. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos algumas dicas úteis sobre como usar seu cartão.

1. Observe as Taxas e Juros

Antes de solicitar um cartão de crédito, veja bem todos os custos envolvidos: anuidade, crédito rotativo, pagamento de contas, saque em dinheiro e outros. Tente também negociar com a administradora algum desconto nessas tarifas.

Uso Consciente do Cartão

Aprenda a usar seu cartão de crédito com inteligência!

2. Use seus Pontos

Quem tem um cartão que participa de algum programa de recompensas deve sempre usar os pontos antes da data de vencimento. Se você não tem esse hábito, nem interesse nos prêmios, é melhor buscar um cartão com anuidade mais baixa e sem vínculo a programas de fidelidade.

3.  Não Empreste seu Cartão

Uma leitora nos enviou uma mensagem recentemente reclamando que uma amiga fez compras com seu cartão e não pagou a dívida, deixando-a com o nome sujo. Infelizmente, nessas situações nada pode ser feito, pois o cartão é de uso pessoal e não deve ser emprestados a terceiros em nenhuma hipótese.

4. Fuja do Pagamento Mínimo

O pagamento mínimo da fatura é a maior furada em se tratando de cartões de crédito. Por isso, é muito essencial que o usuário se planeje para quitar o valor total cobrado. Uma boa dica é adequar o limite do cartão a sua renda.

5. Tenha no Máximo Dois Cartões

Algumas pessoas gostam de ter vários cartões de crédito para aproveitar todos os benefícios oferecidos por cada um deles. O problema é que a soma dos limites pode ultrapassar a renda mensal e contribuir para o endividamento. Pensando assim, o ideal é escolher no máximo dois cartões de crédito que ofereçam boas promoções e descontos.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Usar o Cartão de Crédito Sem se Endividar