Como Fazer um Saque no Cartão de Débito

O saque na função débito é uma das formas mais simples de retirar dinheiro de sua conta. Por isso, qualquer pessoa que tenha uma conta bancária recebe um cartão magnético para para movimentar o saldo disponível.

Esse cartão nem sempre é habilitado na função crédito, ou seja, para pagamentos a prazo, mas deve ser usado em caixas eletrônicos para movimentações na conta.

Como Funciona o Saque no Débito?

Quando você vai a um caixa eletrônico e retira dinheiro, o valor é automaticamente debitado da conta. Por isso a transação é chamada de débito automático. Para que você consiga fazer a retirar é necessário, obviamente, ter uma conta bancária. Além disso, é preciso ter saldo disponível na conta.

O procedimento exato para saque depende do banco, mas, de um modo geral, acontece da seguinte forma:

  1. Você insere o seu cartão no caixa eletrônico;
  2. Informa a senha de acesso (números, letras ou palavras, conforme o banco);
  3. Escolhe a opção “Saque”;
  4. Decide entre as opções “Conta Corrente”, “Poupança” ou “Cartão de Crédito” (se for o caso);
  5. Confirma a transação;
  6. Retira o dinheiro da máquina.

    Saque no Cartão de Débito

    Mulher usando o caixa eletrônico do Banco do Brasil

Existem alguns casos que o banco solicita outras confirmações. No Banco do Brasil, por exemplo, é preciso responder perguntas sobre sua vida pessoal (aniversário, nome do pai e etc.) para saques com valor acima da média. Vale ressaltar também que quem tem Conta Poupança também pode fazer saques com desconto automático no saldo da conta.

Diferença Entre o Cartão de Crédito e o Cartão de Débito

Se você faz um saque com o cartão de débito, o dinheiro pertence a você e está disponível em sua conta – exceto no caso do cheque especial, que explicaremos adiante. Já quando o saque é feito com o cartão de crédito, significa que o valor foi tomado emprestado. Por isso, os saques feitos com cartão de crédito são tarifados, muitas vezes até com cobrança de juros. Ao sacar, o ideal é escolher sempre o débito em conta (se você tem cartão múltiplo).

Eu Pago Para Sacar Dinheiro?

Depende. O saque é um serviço bancário que pode ser tarifado. Porém, o Banco Central garante até 4 saques gratuitos por mês a todos os usuários de conta em banco. Assim, se você excede esse limite, poderá ser cobrado por cada saque. As cestas de serviços podem incluir mais saques no mês, mas, nesse caso, você paga um valor integral para todas as transações realizadas (transferências, consultas, emissão de cheques e outras). Com relação ao uso do Banco24Horas, os saques feitos nesses terminais estão incluídos nesses 4 sem custos. Assim, você deverá levar em consideração o número de retiradas no seu banco ou nos caixas 24Horas.

Cuidado Com o Cheque Especial

O cheque especial é um limite de crédito pré-aprovado que pode ser acionado automaticamente caso você gaste mais do que tem em sua conta. Dessa forma, ao fazer um saque de valor maior que o disponível, é possível que você retire o cheque especial. Quase todos os bancos disponibilizam esse valor como se ele fizesse parte do seu saldo, quando, na verdade, trata-se de um empréstimo. O uso do cheque especial tem cobrança de juros altíssimos e, por isso, deve ser feito com muita cautela. Antes de sacar, observe seu saldo e não ultrapasse o saldo real disponível na conta.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Fazer um Saque no Cartão de Débito