Como Fazer um Saque no Cartão de Crédito: Taxas e Juros

Muitos serviços oferecidos pelos bancos ajudam a vida a ficar mais prática. Os cartões de crédito são um exemplo disso. Hoje em dia é possível comprar sem ter dinheiro em mãos. E você ainda pode dividir o pagamento em várias parcelas, muitas vezes sem a cobrança de juros.

Esse serviço facilita na hora de comprar um produto mais caro, que não seja possível comprar à vista. Porém, para comprar utilizando o cartão de crédito é preciso que o estabelecimento comercial possua uma maquininha de passar cartão, e que aceite a bandeira do seu cartão.

A maioria dos estabelecimentos já possuem essas maquininhas, pois atualmente quem não aceita cartão acaba perdendo vendas. Mas ainda existem muitos comércios, principalmente os menores, que não possuem a maquineta.

Uma opção para comprar algo, quando não se tem o dinheiro no momento, é fazer um saque utilizando o cartão de crédito. Muitas pessoas não sabem, mas no caixa eletrônico é possível retirar uma quantia em dinheiro, de acordo com o limite de crédito do seu cartão. Funciona como um empréstimo, que vem cobrado na fatura do seu cartão.

Veja como fazer um saque com o cartão de crédito

Como Fazer o Saque com o Cartão?

Para fazer o saque, basta ir a um caixa eletrônico compatível com o seu cartão e escolher a opção “saque por cartão de crédito”. Você escolhe o valor a ser sacado e o dinheiro é disponibilizado na hora, como em um saque comum, no cartão de débito. Algumas lojas também possuem esse serviço, desde que tenham a maquininha compatível com a sua bandeira.

Taxas e Juros

Como já foi dito, a cobrança pelo empréstimo vem na fatura do cartão de crédito, já acrescida das taxas e juros. A tarifa de saque varia de acordo com seu cartão de crédito. Os juros serão cobrados do dia da realização do saque até a data de fechamento da fatura. E os juros são os mesmos do crédito rotativo, aquele serviço cobrado quando você não paga o valor total da fatura.

Caso você não pague a conta na data de vencimento ou opte por fazer o pagamento mínimo, os juros serão recalculados em cima do valor total da fatura, como ocorre normalmente no crédito rotativo ou parcelamento junto ao banco.

As taxas e os juros variam de banco para banco. As taxas ficam em torno de R$ 5,00 a R$ 20,00, entre os saques nacionais e no exterior.

Saques no Exterior

Isso mesmo! Além de poder realizar saques dentro do Brasil, o cliente ainda pode fazer saques fora do país, desde que o cartão seja internacional e que o caixa eletrônico aceite a sua bandeira. Nesse caso, as taxas são ainda maiores e os juros são cobrados em dólares. Existe ainda a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e você ainda poderá ser cobrado por uma tarifa de utilização da rede credenciada responsável pelo terminal estrangeiro.

Diante de todas as taxas e juros cobrados pelo saque, podemos constatar que esse serviço só deve ser utilizado em caso de urgência, e em último caso. Sempre que puder, fuja dos empréstimos, pois os juros são os mais altos do mercado.

 

Postado por Fabiana. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Como Fazer um Saque no Cartão de Crédito: Taxas e Juros