Como é Feita a Análise de Crédito

Vamos imaginar que você leu a review de um cartão de crédito em nosso blog, foi até o site do banco, preencheu a proposta do produto desejado, mas, ao final do processo, descobriu que sua pontuação estava baixa e que a solicitação foi recusada. Essa é uma história bastante recorrente e muitos leitores nos enviam perguntas tentando entender porque isso aconteceu.

A verdade é que ninguém gosta de ter o crédito recusado, ainda mais quando o indivíduo tenta honrar todas as suas dívidas. Porém, os métodos utilizados para a análise de crédito nem sempre conseguem produzir um resultado preciso. Dito de outro modo, a administradora do cartão não tem maneiras de saber, com certeza, quem é um bom pagador e quem vai dar o calote.

Análise de Crédito

Análise de Crédito

Risco de Crédito

As empresas e financeiras podem usar diferentes métodos para a realização da análise de crédito. De um modo geral, o processo segue algumas etapas que levam em consideração os dados apresentados pelo cliente no momento de aquisição de crédito:

  • Análise Cadastral – coleta e investiga informações sobre idade, escolaridade, estado civil, número de dependentes e outros;
  • Análise de Idoneidade – considera os dados disponibilizados por órgãos como Serasa, SPC, SCPC e EQUIFAX;
  • Análise Financeira – observa a adequação entre a renda do cliente o crédito solicitado;
  • Análise de Relacionamento – analisa o histórico de crédito do solicitante em relação a outras empresas;
  • Análise Patrimonial – levanta os bens do indivíduo que podem ser tomados como garantia de pagamento;
  • Análise de Sensibilidade – com base a situação econômica atual, faz previsões sobre o risco futuro de inadimplência.

Resultado da Análise

Depois de cruzar todos esses dados, a administradora do cartão consegue tomar uma decisão sobre a concessão de crédito àquele que determinado cliente. Como você pode observar, vários fatores são ponderados para o resultado final da análise de risco de crédito. Assim, alguém que não tenha o nome sujo ou dívidas pendentes pode ter um cartão negado com base em outros critérios adotados. A dica para quem teve o crédito recusado é procurar a empresa em questão, verificar os pontos problemáticos e buscar corrigir esses erros para uma análise futura.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , , , , ,
RSS por email

1 Comentário em “Como é Feita a Análise de Crédito

  • icholanda (4/06/2013 às 07:41) disse:

    Pagamentos de titulos em dia, pagamentos de titulos com pagamentos antecipados de vencimentos, conta muito para analise de credito….
    Att

    Icholanda

Deixe sua opinião “Como é Feita a Análise de Crédito