Como Cancelar Compras no Cartão de Crédito

Você certamente já se perguntou se existe um modo de cancelar compras já efetuadas com o cartão, não é mesmo? Existem diversas situações em que isso pode ser necessário, por cancelamento daquela compra, por um serviço não prestado ou mercadoria não entregue, por cobrança duplicada, por suspeita de fraude etc… Várias são as razões quem podem levar o usuário a desejar cancelar um lançamento em sua fatura.

O cancelamento é possível sim, mas nem sempre a empresa responsável pelo cartão poderá realizar o estorno imediatamente. Em algumas situações em que somente a loja que fez a venda consegue estorná-la. Vamos entender melhor como isso funciona em cada caso.

Desacordo Comercial

Uma das situações mais comuns para que o consumidor queira o cancelamento da compra é o desacordo comercial. Nesses casos, o comprador está insatisfeito com a transação por diferentes motivos, como:

  • o serviço não foi prestado ou foi feito de forma incorreta;
  • a mercadoria não foi recebida conforme combinada ou não foi entregue de maneira alguma;
  • a mercadoria é diferente do que foi adquirido pelo comprador;
  • a mercadoria apresenta algum defeito ou vício não informado no ato da compra;
  • arrependimento da compra feita por meio online.

A maior parte desses problemas é mencionado pelo Código de Defesa do Consumidor que assegura ao comprador a desistência da compra por parte do consumidor. No entanto, a administradora do cartão não precisa se responsabilizar pelo cancelamento. Em muitos casos, o que acontece é que o banco atua como intermediário entre o consumidor e o fornecedor quando há desacordo. Para tanto, é necessário entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente e solicitar o cancelamento, apresentando uma carta de contestação.

Importante: antes de procurar o banco, o consumidor deve tentar solucionar o problema diretamente com o estabelecimento onde comprou o produto ou contratou o serviço em questão. Este é o caminho mais curto e eficiente para um questionamento.

Outras Situações

Existem ainda outros casos que podem levar ao cancelamento:

Cancelamento de Compras

Cancelamento de Compras

  • não reconhecimento da compra lançada na fatura;
  • cobrança duplicada sem ter havido duas transações;
  • estorno feito pela loja que não consta na fatura do cartão;
  • transação paga de outro modo;
  • dentre outros.

Nessas situações, a administradora é responsável por cancelar a transação – desde que fique comprovado que houve alguma problema na cobrança. O consumidor deve entrar em contato com a empresa e dar início ao processo de contestação dos lançamentos. É importante guardar todos os comprovantes, bem como anotar os números de protocolo de cada atendimento que venha a fazer junto a central de atendimento de sua operadora.

Se a situação não for resolvida, um órgão de proteção ao consumidor poderá ser acionado.

Dica

Quando você for comprar em algum site pouco conhecido, uma boa dica, se for possível, é utilizar intermediários no pagamento, como PayPal, PagSeguro e Bcash. Essas ferramentas possibilitam ao cliente cancelar a transação em até 15 dias caso o produto não seja entregue corretamente ou ocorra qualquer tipo de problema no processo de compra. Assim, fica mais fácil evitar dores de cabeça com o cancelamento junto ao estabelecimento ou na administradora do cartão.

Boas compras!

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
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4 Comentários em “Como Cancelar Compras no Cartão de Crédito

  • Neuda Medeiros (26/10/2015 às 10:21) disse:

    quero cancelar uma compra no cartão. Pois ja troquei o tablete 3 vez e continua com defeito. Mas não estou conseguindo fazer a contestação, como faço.

    • Cartão de Crédito (29/10/2015 às 11:07) disse:

      Neuda, talvez seu caso seja um problema com o Procon mais do que cancelar a compra.
      Uma vez que teve seu direito como consumidora ferido, a empresa deverá estornar o valor.

  • Luciana (1/08/2016 às 15:38) disse:

    Boa tarde. Eu fui até uma agência de modelos para apresentar minha filha e acabei assinando um contrato e pagando 12 parcelas de 117,50.Isso ocorreu sábado agora, dia 30/07/2016, e me pediram pra voltar dia 06/08/2016 para que sejam tiradas as fotos de minha filha pra fazerem o “composite”, ou seja, a agência ainda não prestou nenhum serviço pelo qual paguei e eu estou arrependida. Eu tenho o direito de pedir o estorno?

    • Cartão de Crédito (3/09/2016 às 20:19) disse:

      Luciana, é uma relação de consumo, para tanto, é necessário procurar o Procon.

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