Códigos de Erros do Cartão (Cielo)

Quem nunca teve a desagradável surpresa de ter o cartão negado em algum estabelecimento comercial? É chato, mas se você souber o que significam os códigos de erros utilizados pelas máquinas de cartão, fica muito mais fácil resolver o problema. Ter ciência deste código pode ajudar bastante a resolver o problema ao ligar para o telefone 0800 de sua operadora.

A Cielo, uma das maiores empresas de maquininhas de cartões do mercado, possui alguns códigos específicos para cada erro, que facilitam a resolução de algum problema quando o cartão é negado. Veja quais são os principais códigos de erros e o que significam:

01 – Venda não autorizada

Isso acontece quando a compra tem um valor muito mais alto que as compras de costume para o cliente. Para sua segurança, é preciso entrar em contato com a operadora para que a compra seja liberada corretamente.

Este procedimento auxilia contra fraudes ou tentativas irreais de compra.

01 – Transação negada – Venda não autorizada

Nesse caso, o problema é que o estabelecimento não possui vínculo com a administradora. Pode ser que a máquina não aceite a bandeira do cartão, por exemplo, ou mesmo que o contrato específico tenha sido suspenso.

03 – Não foi encontrada transação para o Tid ‘******’. – Venda não autorizada

codigos de erro do cartao

Aprenda a identificar os códigos de erros do cartão

Este erro é genérico e pode ter várias razões. Veja abaixo algumas das alternativas possíveis para este tipo de erro:

  • Número de parcelas maior do que o permitido
  • Código de Segurança errado
  • Número do Cartão Inválido
  • Instabilidade do Sistema do Cartão

05, 07, 41 ou 51 – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão

Quando aparece um desses códigos, sendo o código 51 um dos mais comum, quer dizer que o limite do cartão pode ter estourado ou a transação pode ter sido considerada como suspeita pela operadora de cartões. Se o cliente tiver alguma restrição no nome ou perdido o crédito, pode ser que apareçam esses códigos também.

Nesses casos, deve-se entrar em contato com o banco ou administradora do cartão.

08 – Código de segurança inválido

Quando o código de segurança é solicitado e ocorre erro na digitação, esse número avisará que você deve digitar o código novamente. Este código que fica, normalmente, na parte de trás do cartão funciona como uma senha e o dado correto é fundamental para a concretização da transação.

10 – Não é permitido o envio do cartão

Nesse caso, o problema está na máquina de cartões e não no plástico. Se o estabelecimento tiver outro equipamento, basta passar o cartão em outra máquina. Se não tiver, entre em contato com a empresa.

12 – Venda não autorizada

Se houver algum problema no chip, tarja magnética como desgaste com o cartão, esse código avisará que é preciso entrar em contato com a administradora e solicitar um novo cartão. Entre em contato com seu banco e solicite a segunda via.

13 – Venda não autorizada

Em alguns casos, se o valor mínimo das parcelas não for atingido, este erro pode aparecer. É sempre preciso ter em mente que, para dividir uma compra, é preciso garantir o valor mínimo da parcela, mesmo que seja baixo. Se isso não ocorrer a transação pode ser negada.

54 – Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

Esse código aparece se o cartão estiver vencido ou se a data de vencimento estiver errada. Sempre observe se o cartão está em sua validade. Normalmente esta informação vem com o número do tipo MM/AA sob a legenda Valid Thru ou Good Thru.

78 – Transação negada – Venda não autorizada

Ocorre se o cartão estiver bloqueado, basta ligar para o banco ou administradora para desbloquear. Na maioria dos casos, ao receber o cartão o cliente recebe também as informações de como desbloquear o cartão. Isso pode ser feito por aplicativo de celular, caixas de auto atendimento, internet banking ou telefone.

Postado por Fabiana. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Códigos de Erros do Cartão (Cielo)