Cobrança Indevida na Fatura do Cartão

O que você faria se, ao ler as despesas discriminadas na fatura, observasse um gasto que não foi feito por você? Por incrível que pareça, essa é uma situação comum, tanto por causa das clonagens quanto por erro da administradora. Hoje explicaremos o que você deve fazer caso observe uma cobrança indevida em sua fatura.

Gasto Desconhecido

É sempre importante que o consumidor leia com atenção todas as informações contidas na fatura, mesmo quando esta está em débito automático. Assim, é possível verificar se tudo o que está sendo cobrado na conta foi realmente gasto por você. Se algo parece estranho, ou seja, se você tiver alguma dúvida, o ideal é não pagar a fatura e entrar em contato com a administradora o mais rápido possível.

Cobrança Indevida

Cobrança Indevida

Contestar a Fatura

Nesses casos, o que você deve fazer é abrir uma contestação da fatura. Isso quer dizer que você não reconhece aquela cobrança e, portanto, quer que o banco ou financeira verifique se houve algum problema na somatória da fatura. A contestação pode ser feita pela central de atendimento ou diretamente no banco. O mais importante é que o cliente guarde todos os comprovantes para provar, se for necessário, que a conta foi contestada.

Direitos do Consumidor

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as instituições financeiras são obrigadas a comprovar que aquela despesa foi realmente realizada pelo cliente. Além disso, se você já tiver quitado o valor cobrado a mais, a lei garante que ele seja devolvido em dobro, exceto quando não há responsabilidade da empresa na cobrança indevida. Se o seu problema não for resolvido com o banco, é importante procurar um órgão de defesa do consumidor com todos os documentos comprobatórios (fatura, números de protocolo, comprovantes e etc.).

Dica: o cliente não precisa pagar uma cobrança em contestação, mas o restante da fatura sim. Por isso, é melhor quitar o valor total e solicitar, posteriormente, o ressarcimento por parte da empresa.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Cobrança Indevida na Fatura do Cartão