Cartão de Supermercado – Vantagens e Desvantagens

Os grandes super e hipermercados, mas também os comércios menores vêm investindo pesado em cartões próprios. Alguns nomes são bem conhecidos do público em geral, como o Cartão Carrefour, o Cartão Extra  e o Cartão Pão de Açúcar. Existem ainda outros mais específicos, como o Cartão Sales, de que falamos recentemente, ou Cartão Fácil, usado pela rede de supermercados Epa.

Dois Tipos de Cartão

Os cartões de supermercado são de dois tipos: híbrido ou private label. Os cartões private label são aqueles que só servem para comprar em um estabelecimento comercial específico. Eles não têm bandeira e só podem ser quitados na própria loja. Já os cartões híbridos são aqueles que combinam um cartão de loja simples com as vantagens do cartão de crédito. Com eles, o cliente pode comprar em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão. A tendência é que a maior parte dos cartões de supermercado sejam transformados em híbridos.

Cartão Carrefour

Cartão Carrefour

Vantagens

O grande diferencial desses cartões está nas condições de pagamento oferecidas. Com eles, o cliente consegue fazer compras parceladas em mais vezes (às vezes sem cobrança de juros), além de conseguir descontos especiais. Outro benefício é o prazo maior para pagar, em torno de 40 dias. Assim, muitos consumidores acreditam que é bastante vantajoso adquirir um cartão de supermercado, pensando que as pessoas precisam comprar itens de alimentação, higiene pessoal e limpeza todos os meses.

Desvantagens

Por outro lado, existem as desvantagens desses cartões. O primeiro grande problema é a possibilidade de acúmulo de dívidas. Se você já tem um cartão de crédito, um cartão da loja de eletrodomésticos e um cartão do supermercado onde sempre compra, por exemplo, fica mais fácil perder o controle e deixar de pagar um deles.

Outra desvantagem é o fato de que as aparentes facilidades podem levar ao consumo desnecessário. O cartão cria a sensação de que podemos comprar mesmo sem ter dinheiro. No caso das compras de supermercados, em que os produtos são mais necessários, esse risco se torna ainda maior.

Ter ou Não Ter?

A sugestão que damos aos leitores é que sejam cautelosos com a contratação dos cartões de supermercado. Caso você compre sempre no mesmo lugar e as condições de pagamento sejam realmente vantajosas, o cartão se torna útil, desde que seja usado com bom senso. Não vale a pena juntar vários cartões diferentes e parcelar tudo o que for comprar. Faça escolhas e evite toda despesa que possa se tornar uma dívida.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Cartão de Supermercado – Vantagens e Desvantagens