Cartão da Petrobras: Falsa Promoção por E-mail

De tempos em tempos, e-mails falsos circulam pela internet. O objetivo desse tipo de ação geralmente envolve o roubo de dados pessoais e bancários dos internautas, que poderão ser usados em fraudes e esquemas de estelionato. Por isso, devemos sempre desconfiar de mensagens com ofertas ou promoções muito chamativas.

Mensagem Falsa da Petrobras

Um dos e-mails desse tipo em circulação envolve o Cartão da Petrobras. De acordo com a mensagem enviada, o destinatário foi indicado por um cliente que possui o cartão para receber um vale compras no valar de R$70,00, que poderá ser usado nos postos da BR. Veja a imagem:

Falso E-mail da Petrobras

Fonte: Site da Petrobras

Assim, o internauta é convencido a clica no link encaminhado pelos golpistas, instalando um malware em seu computador.

Alerta de Golpe

Outras mensagens semelhantes, enviadas em nome da Petrobras, também são veiculadas na internet. O segredo para evitar esse tipo de golpe é ter sempre um pé atrás em relação a qualquer tipo de e-mail recebido em sua caixa de e-mail. É sempre importante lembrar que bancos, órgãos públicos e outras instituições dificilmente utilizam o e-mail para informar as pessoas sobre algum prêmio ou problema.

A própria Petrobras, em seu site, avisa aos clientes sobre o e-mail falso: “a equipe de TI da Petrobras já foi envolvida para tentar rastrear a origem das mensagens, bem como configurar uma resposta automática. O fato também foi comunicado à área responsável na BR, que está tomando as providências cabíveis”.

Dicas Para se Proteger

  • Use uma ferramenta anti-spam em sua caixa de e-mail; 
  • Mantenha um antivírus instalado em seu computador;
  • Não clique em links desconhecidos;
  • Jamais baixe arquivos anexos enviados por desconhecidos;
  • Desconfie de promoções e prêmios inesperados.
Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Cartão da Petrobras: Falsa Promoção por E-mail