Cartão Clonado – O Que Fazer?

Um estudo feito pela ACI Worldwide, empresa especializada na prevenção de fraudes bancárias, colocou o Brasil em 7º lugar numa lista com 17 países onde os cartões de crédito estão mais suscetíveis à clonagem. O dado é preocupante, mas isso não quer dizer que você precisa abandonar seu cartão de vez. Como a lei brasileira protege o consumidor que foi lesado por esse tipo de crime, é possível continuar usando a forma de pagamento, desde que sejam seguidas algumas orientações de segurança.

1. Cuidado com a Internet

A internet é um ambiente bastante propício para golpes financeiros. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de utilizar as informações do seu cartão de crédito na rede. Só compre em sites confiáveis e conhecidos. Outra dica importante é jamais preencher cadastros enviados por e-mail em nome de bancos ou financeiras.

Cartão Clonado

Veja como se proteger das fraudes com cartão

2. Observe a Fatura do Cartão

Muitos consumidores colocam a fatura do cartão em débito automático e se esquecem de conferir as despesas do mês. Assim, a cobrança indevida pode só ser notada depois de muito tempo. O ideal é sempre verificar todos os gastos, data de compra e valor debitado. Caso você não reconheça alguma cobrança, entre em contato com o banco imediatamente.

3. Contestação da Fatura

Quando um cliente informa que não está de acordo com alguma cobrança, dizemos que ele contestou a fatura. Essa é a medida cabível quando há suspeita de clonagem ou fraude com o cartão. Não pague os valores cobrados indevidamente e comunique a empresa sobre o erro. Segundo do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade pela fraude é do banco, que não ofereceu a segurança necessária para as transações.

4. Provas e Documentos

Na maior parte dos casos, o problema é resolvido facilmente. Porém, para evitar possíveis problemas, o consumidor deve guardar tudo aquilo que prove a fraude e a contestação da fatura. Arquive os boletos pagos, anote os números de protocolo e faça um boletim de ocorrência informando sobre a clonagem do cartão.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Cartão Clonado – O Que Fazer?