Cartão Cancelado ou Bloqueado – O Que Fazer?

O famoso erro 57 que aparece na máquina de cartão é um pesadelo para muitos consumidores. Geralmente, esse erro indica que o cartão foi cancelado ou bloqueado para uso, mesmo que você tenha limite e saldo disponíveis. Outros erros também podem apontar para questões semelhantes, sempre impedindo o usuário de realizar suas compras ou pagamentos. Mas afinal, por que isso acontece? E como é possível resolver esse tipo de problema? Pensando nessas questões, hoje vamos falar sobre vários motivos que podem ter levado ao bloqueio do cartão e como solucioná-los de modo adequado.

Cartão Bloqueado

Cartão Bloqueado

A Data de Vencimento do Cartão Expirou

Nem todo mundo observa, mas os cartões sempre possuem uma data de vencimento (quase sempre solicitada nas compras online). Os bancos costumam enviar um novo cartão para seus clientes antes que eles expirem, mas quando isso não acontece, o cliente pode passar a vergonha de tentar usá-lo como forma de pagamento e simplesmente não conseguir. Nos caixas eletrônicos do banco, normalmente aparece uma aviso informando que o cartão venceu, mas o mesmo não acontece nas maquininhas de cartão. Portanto, é importante estar sempre atento à data impressa na parte posterior do seu cartão de crédito ou débito.

Solução: se você observou que o cartão expirou, entre em contato com o banco responsável pela emissão do mesmo. O número quase sempre está impresso no próprio cartão e você também procurar diretamente o gerente responsável pela sua conta. Em alguns casos, o cadastro pessoal do cliente pode estar desatualizado. Assim, se o endereço estiver errado, por exemplo, o novo cartão será extraviado.

O Cartão Não Foi Desbloqueado

Por motivos de segurança, os cartões de crédito são sempre enviados aos clientes bloqueados para uso. O problema é que muitos afoitos não leem as informações que acompanham o cartão e querem comprar com ele antes de efetuar o desbloqueio. Quando isso acontece, a maquininha irá acusar que aquele cartão está bloqueado, impedindo a compra.

Solução: procure a carta que veio acompanhando o seu cartão e leia com atenção qual é o procedimento de desbloqueio. É comum que a senha para desbloquear o cartão seja enviada separadamente (e, às vezes, ela se extravia). Em casos de dúvida, entre em contato com a central de atendimento do banco (informada no próprio cartão). Geralmente, o desbloqueio é feito pelo telefone ou pela internet.

Senha Errada

Também por razões de segurança, os bancos podem cancelar um cartão de crédito ou débito quando o cliente digita a senha errada várias vezes. Nesses casos, o cartão fica impedido para o uso até que o titular entre em contato com o banco para regularizar a situação. É preciso estar atento a esse tipo de problema, porque pode ser um indício de fraude.

Solução: as formas de desbloqueio do cartão variam de banco para banco. Às vezes é necessário comparecer pessoalmente à agência, mas quase sempre é possível solucionar o problema pelo telefone. Entre em contato com a central de atendimento para verificar quais são as possibilidades de desbloqueio.

O Banco Suspeita de Fraude

Assim como no caso anterior, a suspeita de fraude é um motivo para que o banco cancele/bloqueie o cartão. Isso pode acontecer quando você faz compras muito mais caras que as usuais, quando realiza pagamentos fora do seu local de moradia ou quando são feitas transações internacionais. No entanto, as instituições financeiras não podem bloquear o cartão sem antes informar o cliente sobre a suspeita de fraude. O aviso geralmente é feito pele telefone.

Solução: quando o cartão é bloqueado por suspeita de fraude, o procedimento de desbloqueio é o mesmo dos casos de bloqueio por causa da senha errada. O cliente deve entrar em contato com o banco para saber como deve procede. Vale lembrar que muitos bancos exigem que o cliente informe sobre o uso do cartão fora do Brasil, mesmo que se trate de um produto internacional.

A Fatura Não Foi Paga

Quando o pagamento da fatura está atrasado, os bancos podem cancelar o cartão para uso, ainda que essa não seja a prática mais usual. Além do cancelamento, o nome do titular também pode ser inserido nos cadastros negativos, como o SPC e o Serasa. Porém, ambos os procedimentos devem ser informados ao dono do cartão de crédito. Esse aviso pode ser dado por telefone ou por telegrama, antes que o nome do consumidor fique de fato sujo.

Solução: o não pagamento da fatura pode ser causado por vários fatores, inclusive esquecimento. Por isso, o ideal nesses casos é procurar a instituição financeira para regularizar a situação, seja por meio de um acordo de pagamento ou pelo cancelamento efetivo do cartão. Em muitos casos, vale a pena pegar um empréstimo pessoal ou consignado com juros baixos para quitar o valor devido. A questão, no entanto, é não deixar que esse tipo de situação se repita, mantendo um maior controle sobre as finanças e sobre o próprio cartão de crédito. Se o banco não tiver informado previamente sobre o bloqueio, procure um órgão de proteção ao consumidor.

Problemas na Fatura do Cartão

Esse não é um problema muito comum, porque a maior parte dos bancos permite que o cliente continue usando o cartão mesmo que alguma fatura esteja sob contestação. Contudo, isso pode acontecer dependendo da situação e do banco envolvido. Quando esse tipo de bloqueio acontece, a instituição deve avisar no momento em que o cliente solicita a contestação da fatura. Ele também deverá ser avisado quando o cartão for novamente desbloqueado.

Solução: não há muito o que fazer nessas situações, já que há uma suspeita que precisa ser investigada. O melhor é esperar pelo fim do processo sem usar o cartão de crédito, recorrendo a outras formas de pagamento.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
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