Calculadora do Cidadão: Simulação do Financiamento da Fatura

Calculadora do Cidadão é uma ferramenta criada pelo Banco Central com o objetivo de controlar a inadimplência dos brasileiros. Com ela, é possível fazer simulações de financiamentos, aplicações e outros serviços financeiros, auxiliando o cidadão a lidar com o próprio dinheiro. Uma das “calculadoras” disponíveis serve para que o consumidor possa simular quanto gastará ao financiar a fatura do cartão de crédito.

Financiamento da Fatura

As administradoras disponibilizam aos seus clientes a possibilidade de parcelamento do valor da fatura. Ao optar por essa forma de pagamento, parte da fatura é quitada na data de vencimento e o restante é dividido em parcelas que serão cobradas nas faturas seguintes. Em muitas situações de “aperto financeiro”, as pessoas recorrem ao financiamento, mas nem sempre se lembram que esse serviço conta com juros altíssimos. Da preocupação com esse uso desmedido do parcelamento surgiu a calculadora do cartão de crédito (clique para acessar a ferramenta).

Calculadora do Cidadão

Calculadora do Cidadão

Calculando o Financiamento

Para utilizar a calculadora, é preciso que o usuário informe o valor da fatura a ser financiada, o CET do cartão de crédito e quanto ele poderá pagar por mês. O CET pode ser consultada na própria fatura e representa o custo efetivo total do financiamento, ou seja, a somatória dos juros e outros encargos. Com essas informações, a ferramenta faz o cálculo de quantas parcelas são necessárias para quitar a dívida, além de informar quanto será pago apenas com tributos.

Comparação de Dívidas

Outra ferramenta importante da calculadora é a comparação com outras formas de crédito, como o cheque especial, o crédito consignado e o crédito pessoal. Assim, é possível que o cidadão veja o quanto será gasto caso ele opte por quitar a dívida utilizando um empréstimo. Normalmente, os custos do crédito pessoal e do crédito consignado são menores que os do cartão de crédito. Por isso, vale a pena comparar para fazer a escolha menos pesada para o bolso.

Importante: também é possível acessar a Calculadora do Cidadão no celular ou tablet. Para tanto, é necessário baixar o aplicativo nas lojas Google Play ou App Store.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Calculadora do Cidadão: Simulação do Financiamento da Fatura