Aumento do IOF e os Cartões de Crédito

No dia 19 de janeiro de 2015, o ministro da Fazenda Joaquim Levy declarou publicamente um série de medidas que seriam tomadas pelo Governo Federal com o objetivo de garantir o bom funcionamento da economia do país. Dentre essas medidas, estava a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para operações de crédito. Em 21 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que eleva a tributação de 1,5% ao ano para 3,0% ao ano. Esse aumento está em vigor desde o dia 22 de janeiro e interfere diretamente na vida dos brasileiros.

Aumento do IOF

Aumento do IOF

O Que Mudou?

A cobrança de IOF para operações de crédito vale para a contratação de empréstimos e financiamentos (imobiliário, de veículos e etc.), além do uso do cheque especial e do crédito rotativo do cartão. Até o início de 2015, a tarifa era fixada em 1,5% ao ano + 0,38% no momento da contratação, dando um total de 1,88% em 12 meses. Agora, o valor fixo dobrou para 3% e foi mantida a taxa de adesão de 0,38%, somando 3,38% ao ano.

Cartão de Crédito Mais Caro

Para os usuários do cartão de crédito, é importante alertar que o uso do crédito rotativo do cartão ficará mais caro a partir de agora. Na prática, quem tem o hábito de financiar o pagamento da fatura ou só quitar o valor mínimo pagará juros ainda mais elevados pelo serviço de crédito por causa do aumento do IOF. O levantamento feito pela Anefac mostrou que o uso do crédito rotativo em uma fatura de R$3.000,00 antes custava R$351,69 ao mês. Com a mudança, o valor da cobrança vai para 355,38 (com base em uma média de juros de 11,22%).

 Dica Importante

Com essa elevação do IOF, é muito importante que os consumidores estejam atentos às finanças para evitar o endividamento. Como sempre alertamos aqui no Cartão de Crédito, o atraso no pagamento da fatura e uso do crédito rotativo devem ser evitados ao máximo. Se for o caso, modere nas compras, reduza o limite do cartão de crédito ou deixe de usá-lo até que as contas se regularizem, pois a tendência em 2015 é de dívida para quem não apertar o cinto nas despesas do dia a dia.

Postado por Mila Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “Aumento do IOF e os Cartões de Crédito