As 5 Tarifas do Cartão de Crédito

Em 2011,entrou em vigor uma série de regras que regulamentam o funcionamento dos cartões de crédito aqui no Brasil. Dentre elas, está a determinação de que as administradoras só podem cobrar 5 tarifas de seus clientes. Qualquer cobrança que ultrapasse esse limite deve ser feita com autorização prévia do consumidor e não pode, em hipótese alguma, ser incluída na na fatura automaticamente. E você, sabe quais são as tarifas autorizadas? Se não, continue lendo esse artigo com atenção.

1. Anuidade

De acordo com o Bacen, a anuidade deve cobrir todos os possíveis custos que a administradora tenha com a manutenção de seus produtos. Assim, possíveis taxas relativas ao programa de recompensas, por exemplo, não podes ser cobradas. Na hora de escolher um cartão de crédito, o consumidor tem a possibilidade de comparar o valor da anuidade e optar pelo mais em conta.

Tarifas do Cartão

Tarifas do Cartão

2. Emissão de 2ª Via

Em caso de perda, furto ou roubo, a administradora tem o direito de cobrar uma taxa pela emissão da segunda via do cartão de crédito. No entanto, muitas empresas costumam incluir na fatura um seguro de proteção, cobrado mensalmente. Salvo quando o cliente contratou esse serviço, a cobrança é ilegal.

3. Saque em Dinheiro

A regulamentação também autoriza os bancos a tarifarem os saques emergenciais, já que esses funcionam como uma espécie de empréstimo. Cada empresa pode efetuar a cobrança da maneira como quiser, seja com uma porcentagem do valor sacado ou com uma tarifa cobrada por transação.

4. Pagamento de Contas

Em muitos casos, o cartão de crédito pode ser usado para pagamento de contas de água, luz, telefone e até mesmo outra fatura de cartão. Esse serviço, porém, está sujeito a cobranças, que podem ser bastante elevadas. Na maior parte dos casos, não vale a pena pagar com o cartão.

5. Avaliação Emergencial de Limite de Crédito

Se você precisa momentaneamente de mais limite de crédito, pode solicitar junto a administradora uma avaliação emergencial. Nesses casos, é cobrada uma tarifa mesmo que o limite não seja aprovado. Antes de solicitar o serviço, vale a pena consultar os custos no contrato.

Postado por Emília Silva. Veja mais cartões de crédito emitidos por: Artigos e também com características semelhantes: , , , , , , , , ,
RSS por email

Deixe sua opinião “As 5 Tarifas do Cartão de Crédito